Geral

Quadro que deu início aos festejos de Santo Antônio retorna ao acervo da Paróquia

Imagem estava na residência da família de Miguel Archângelo Lorenzini desde a década de 80
12/06/2022 Em Bento Gonçalves
Imprensa Paróquia Santo Antônio - Fotos: Paróquia Santo Antônio/Divulgação
Anterior Próximo

   O quadro histórico que deu início aos festejos de Santo Antônio em Bento Gonçalves retornou, nesta semana, ao acervo da Paróquia às vésperas da 144ª festa que ocorre nesta segunda-feira (13).

    A moldura  foi trazida da Itália pelo padre Giovanni Menegotto em 1877 e  foi entregue pela família Lorenzini ao pároco, padre Volmir Comparin.

    A primeira edição da festa de Santo Antônio, padroeiro de Bento Gonçalves, foi realizada em junho de 1878, sob a coordenação do padre Giovanni Menegotto, sacerdote de Pádua, na Itália. O evento foi crescendo no decorrer dos anos até se tornar a maior festa religiosa do município. 

    Valério e João Lorenzini eram sócios dos padres Carlistas Scalabrinianos no empreendimento chamado “Gráfica Bento Gonçalves”, que imprimia o jornal Il Corriere d´Itália, editado pelo padre Henrique Poggi. Quando o impresso encerrou sua circulação em 1927, a tipografia mudou de endereço e depois do fechamento da empresa, na década de 1980. O quadro foi levado à residência de Miguel Archângelo Lorenzini, filho Valério, já falecido.

     A moldura foi entregue ao padre Volmir pelas netas de Valério, Márcia e Fátima Lorenzini. “Ficamos com o coração um pouco apertado ao entregar o quadro, porque essa imagem nos acompanha há muito tempo, mas sabíamos que era importante que mais pessoas pudessem vê-la e que a história de Santo Antônio em nossa cidade tivesse sua base cada vez mais sólida. Somos muito devotos de Santo Antônio e nossa ligação com a Paróquia também é de longa data, por isso fizemos a entrega”, ressaltou Fátima Lorenzini.

     A imagem foi desgastada pelo tempo e receberá restauração pela Paróquia Santo Antônio após a festa de Santo Antônio. Após o restauro, será colocada no Santuário Santo Antônio que celebra neste ano  os 100 anos da imagem do Padroeiro que está sobre o altar-mor da paróquia em Bento Gonçalves. 


MAIS NOTÍCIAS