Tempo

Observador metereológico de Garibaldi participa do Programa Prato Limpo

Leo Gusso explicou sobre a instabilidade na temperatura com a chegada do inverno
20/06/2022 Em Garibaldi
Portal Adesso - Foto: Portal Adesso/reprodução

    O Observador Meteorológico de Garibaldi e Região, Leo Gusso participou do Programa Prato Limpo desta segunda -feira (20), e explicou sobre as mudanças do clima, a instabilidade na temperatura que aconteceram com a chegada do inverno.

   De acordo com Leo Gusso, o solstício de inverno chega na manhã desta terça-feira (21), com início às 6h14min e vai se estender até o dia 22 de setembro. A princípio, vamos ter mais frio e menos chuva.  "Esse mais frio e menos chuva significa, que a presença do fenômeno meteorológico laniña que continua em sua fase moderada tendo algumas indicações que ele vai entrar em uma fase de enfraquecimento, não de neutralidade. Ele já influenciou e vai influenciar no clima aqui do Sul do Brasil, nos três estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná", explicou. 

    O Rio Grande do Sul, como estamos nas portas do frio e também do calor, porque somos fronteira com a Argentina e Uruguai. É lógico que nós sentimos primeiramente essas mudanças e essas alterações do clima. A partir do final de junho, início de julho e mais de agosto  teremos fortíssimas ondas de frio, de formas intercaladas não é uma sequência de baixas temperaturas. No entanto,o  frio será intenso e com previsão de temperaturas negativas, geadas que vão passar de fortes a severas (com temperaturas de -3Cº a -4Cº).

   Os ciclones extratropicais também podem contribuir para queda na temperatura durante os próximos meses. Quando eles se formam entre o Sul do Rio Grande do Sul, próximo a costa do Uruguai, eles impulsionam com maior força o ar frio que está na retaguarda. Isso tem acontecido e continuará acontecendo ganhando maior força a partir de agora principalmente entre julho e agosto.

    A neve está prevista para surgir em curto prazo na Região da Serra. Mas, o que se viu no ano passado tem tendência de se repetir porque ainda que o fenômeno laniña esteja em sua fase moderada amplia mais essa condição de neve, entre o final de julho e início de agosto. Fenômeno poderá ocorrer na primeira quinzena. 

   Este será um inverno que devemos ter mais frio e menos chuva, mas isso não significa a ausência das chuvas em todos os meses. No entanto, em algum momento do mês deveremos ter pancadas de chuvas fortes e previsão de temporais. 

   Nesta terça, o tempo muda novamente no período da manhã. "Nós vamos ter uma frente quente, com aumento repentino da temperatura, o clima mais abafado e nuvens muito carregadas resultam em nuvens carregadas propensas a temporais. Entre o Oeste do Rio Grande do Sul e até a Região Da Serra, no período da tarde e da noite com esses temporais que poderão acontecer de forma isolada. Não se descarta  a possibilidade de granizo e rajadas de ventos fortes acompanhando”, ressaltou o especialista.


MAIS NOTÍCIAS