Geral

Procon de Bento registra aumento de reclamações relacionadas a veículos seminovos

Denúncia mais frequente continua sendo serviços de internet e telefonia
13/07/2022 Em Bento Gonçalves
Portal Adesso - Foto: Reprodução

      O  Procon é o órgão responsável por orientar, receber, analisar e encaminhar reclamações, consultas e denúncias de consumidores, de forma a garantir seus direitos. São inúmeras as reclamações, mas de acordo com o coordenador do órgão em Bento Gonçalves, Maciel Giovanella, nesse último mês tem crescido a demanda com relação às concessionárias de veículos seminovos. 

      Em 13 dias do mês de julho, foram mais de 15 denúncias referentes a aquisição desse tipo de veículos. “São muitas reclamações de defeitos, como problemas de motor, situações irregulares na documentação e uma série de outras situações que o consumidor não consegue fazer a transferência”, explica o Coordenador. 

      Contabilizando todas as denúncias, desde a implementação do sistema Pró-Consumidor em março de 2022, o Procon de Bento Gonçalves já atendeu mais de 730 demandas. Questionado sobre as reclamações mais recorrentes, Giovanella ressalta que em primeiro lugar continuam sendo os serviços de telefonia e internet.

      A segunda denúncia mais frequente é sobre os serviços bancários. “A questão dos empréstimos não solicitados pelos aposentados ou então quando é feita uma abordagem abusiva frente a eles, de alguém se passando pelo INSS. Geralmente os golpistas dizem que esses consumidores têm algum direito de reaver valores atrasados, quando na verdade se trata de aquisição de empréstimo”, explana. 

     Em terceiro lugar estão os serviços concessionados de água e energia elétrica, no que tange ao questionamento da fatura, atraso na entrega da conta para pagamento e pedidos de aferição de medidores.  

     Conforme Giovanella, outro assunto que tem demandado bastante são as compras online. “Inclusive temos realizado um trabalho preventivo onde os consumidores ligam pra cá para saber a credibilidade do site, desconfiando das ofertas, e mais uma série de dúvidas”, aponta. 


MAIS NOTÍCIAS