Política

Eleições 2022: tudo o que você precisa saber para o dia da votação

Eleitores podem votar sem o título, mas devem apresentar documento oficial com foto
30/09/2022
Portal Adesso / Foto: divulgação

     No próximo domingo, 2 de outubro, ocorre o primeiro turno das Eleições Gerais de 2022 no Brasil. Neste dia, eleitores poderão votar nos seus candidatos para presidente, governadores, senadores, deputados federais, estaduais ou distritais.

     Confira abaixo tudo o que você precisa saber para votar com tranquilidade:

     Quem deve votar

     O voto é obrigatório para maiores de 18 anos, facultativo para analfabetos, pessoas acima dos 70 anos e pessoas com 16 e 17 anos.

     Documentos

     Para votar, a apresentação do título de eleitor não é obrigatória. Contudo, é necessário apresentar um documento de identificação oficial com foto. Entre as opções, estão: carteira de identidade, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), identidade social, passaporte, certificado de reservista, carteira de trabalho ou outro documento de valor legal com foto.

     Também é possível votar com a versão digital do título, obtida no e-Título, aplicativo gratuito da Justiça Eleitoral, caso a sua foto já apareça por lá.

     Saiba a ordem da votação

     Este ano, a ordem de votação ocorre na seguinte forma

     1) Deputado Federal (quatro dígitos)

     2) Deputado Estadual ou distrital (cinco dígitos)

     3) Senador (três dígitos)

     4) Governador (dois dígitos)

     5) Presidente da República (dois dígitos)

     O voto não é invalidado se o eleitor votar para um só cargo e optar por anular ou votar em branco nos demais.

     Colinha

     Para não esquecer ou confundir os números dos candidatos que pretende votar, antes de sair de casa, anote em um papel a ordem dos cargos que você deverá preencher na urna eletrônica e os números dos candidatos.

     É possível também imprimir a colinha no Portal do TSE e preencher com os números dos candidatos escolhidos. O link para a impressão é este: https://www.justicaeleitoral.jus.br/cola-eleitoral-eleicoes-2022/


MAIS NOTÍCIAS