Geral

Presidente da Condetur fala sobre o Tim-Tim

Jones de Pauli comemora melhorias que o veículo recebeu para atender os turistas
11/11/2022 Em Carlos Barbosa
Adesso / Foto: divulgação
Anterior Próximo

     Tradicional em Garibaldi, o Tim-Tim é um caminhão americano de 1944. O veículo era utilizado durante a 2° Guerra Mundial para o transporte dos soldados feridos e de medicamentos.

     De acordo com o presidente da Associação dos Condutores de Turismo de Garibaldi (Condetur), Jones de Pauli, na década de 80, através do ex-prefeito Vandenir Miotti (In Memorian), o veículo foi adquirido do Exército Brasileiro. “Ele veio no subterrâneo de um navio”, conta.

     Em Garibaldi, o caminhão foi adaptado para o transporte turístico de quem visita o município. Contudo, devido ao tempo, as condições em que se encontrava, preocupava os profissionais da Condetur. “As madeiras do chão estavam praticamente soltas, então, quando a gente andava, elas batiam. Havia buracos. Eu sentia vergonha de receber os turistas com o veículo daquela forma”, afirma.

     De Pauli relata que por muitos anos solicitou providências aos gestores públicos anteriores, mas sem sucesso. “Nunca foi feito nada. Foram várias alegações de que não era possível. Agora, a atual Administração resolveu fazer essa reforma”, conta.

     Para tornar possível, a reforma, que custou cerca de R$70 mil, foi paga com a união de recursos da Prefeitura e da Condetur. “Nós, condutores, fizemos uma parte. Reformamos todo assoalho, os bancos, colocamos microfone sem fio. A prefeitura fez a parte do teto de policarbonato que era urgente, porque antes tinha uma lona”, explica.

     O presidente da entidade ressalta que foi um desafio conseguir a reformulação do transporte. “Foi uma luta de mais de dez anos que se tornou realidade. O turismo está crescendo, temos que oferecer as melhores condições. Agora o Tim-Tim está em condições de atender bem aos turistas, de fazer um trabalho profissional”, garante.

     Sobre o passeio

     Para ter a experiência de andar de Tim-Tim, não é necessário realizar agendamento prévio. O veículo tem dois dias fixos de passeio:

     Sábados: 11h e 15h

     Domingos: 11h.

     Contudo, quem tiver interesse de realizar o passeio nos demais dias da semana, pode entrar em contato com a Secretaria de Turismo para realizar o agendamento. O contato é: 3462-8235.

     O passeio custa R$20 por pessoa e tem duração de aproximadamente uma hora. A saída ocorre junto ao Centro de Atendimento ao Turista (CAT) da Avenida Independência, localizado ao lado da Cooperativa Vinícola Garibaldi.


MAIS NOTÍCIAS