Política

Prefeito busca apoio em Brasília para situação de emergência em Bento Gonçalves

Relatório da prefeitura aponta que 1.839 famílias foram afetadas pelas chuva
07/12/2022 Em Bento Gonçalves
Adesso / Foto: divulgação

     Nesta quarta-feira (07), o prefeito de Bento Gonçalves, Diogo Segabinazzi Siqueira, esteve em Brasília, tratando sobre a situação de emergência do Município após a forte chuva da última sexta-feira (2).

     O objetivo foi buscar agilidade na homologação do Decreto de Emergência, buscar recursos para reorganização da cidade e ações futuras de prevenção.  

     Na oportunidade, Siqueira esteve reunido com a  secretária substituta Nacional de Proteção e Defesa Civil (SEDEC), Karine da Silva Lopes e com o chefe da Assessoria Especial de Relações Institucionais, Alessandry Macedo De Medeiros, do Ministério do Desenvolvimento Regional.

     De acordo com dados da Secretaria de Obras e do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (IPURB), mais de 40 pontos da cidade foram atingidos com alagamentos, desmoronamentos, rompimento de tubulação e outros problemas. Os bairros mais afetados foram São João, Santa Rita, Santa Marta, Eucaliptos, Vila Nova, Barracão, São Francisco, Borgo, Fenavinho, Licorsul, Imigrante, Zatt, Glória, Licorsul, Aparecida, Cohab, Fátima, Santa Helena, Cembranel, São Roque e Loteamento Zanetti.

     Conforme relatório da Secretaria de Esportes e Desenvolvimento Social (Sedes), cerca de 1.839 famílias foram afetadas pela chuva. Destas, 13 estão desalojadas e recebendo o auxílio da prefeitura. 

     Como próximas ações, o Siqueira vai se reunir com os Municípios de Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira e Santa Tereza para propor a criação de uma Lei para auxílio mútuo das cidades em situações de desastre. 

MAIS NOTÍCIAS