Saúde

Bento passa a utilizar motolâncias para atendimento de emergência

A Unidade será composta por Técnico de Enfermagem ou Enfermeiro com habilitação de motocicleta
10/01/2023 Em Bento Gonçalves
Portal Adesso - Foto: Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves/ divulgação
Anterior Próximo

     A Saúde Pública de Bento Gonçalves ganhou uma nova ferramenta para agilizar os atendimentos. Na tarde desta segunda-feira (09), foi realizada a entrega de duas motolâncias, que serão utilizadas para intervenção do SAMU 192, sob regulação médica. A Unidade será composta por Técnico de Enfermagem ou Enfermeiro com habilitação para condução de motocicleta e todos os pré-requisitos existentes na Nota Técnica nº 14 do SAMU Estadual.

     Os profissionais que irão compor o serviço de motolância no SAMU realizaram, no último ano, um treinamento através do curso de pilotagem defensiva. A capacitação foi destinada aos profissionais Técnicos Motociclistas, conforme grade programática prevista pela Coordenação Geral de Urgência-CGUE/ME/Polícia Rodoviária Federal-PRF.

     A coordenadora do SAMU, Melissa Bonatto, salientou que de 2020 para 2022, o Samu teve um aumento de 40% nos atendimentos, representando cinco atendimentos a mais por dia. “Os veículos sob duas rodas são uma importante alternativa para atender os casos de maior urgência e são essenciais para garantir que, em meio aos desafios diários como o trânsito, o paciente tenha o pré-atendimento, agilizando o processo de estabilização em casos graves. É importante ressaltar que a motolância de Bento Gonçalves já iniciará como suporte intermediário de vida, pois nas duas motos que deslocarão para atendimento, sempre terá a presença de enfermeiro na equipe”.

     Os veículos foram adquiridos através de uma emenda parlamentar no valor de R$ 150 mil, do Deputado Federal Covatti Filho, captada pelo vereador Valdemir Antônio Marini. “Acredito que essa tenha sido uma importante conquista do meu mandato como vereador. Auxiliar na saúde da população. Agradeço o deputado por atender esse nosso pedido”, destacou o vereador.

Como irá funcionar os atendimentos com as motolâncias

     A utilização é mista, ou seja, tanto para atendimento rápido às ocorrências clínicas, quanto às traumáticas, a fim de reduzir o tempo resposta, principalmente nas patologias cuja magnitude das sequelas é tempo dependente. A estimativa é que chegada da motolância, em média, é cerca de 3 a 5 minutos antes da ambulância.



MAIS NOTÍCIAS