Tempo

Altas Temperaturas: Semana inicia com muito calor na Serra

Temperaturas máximas devem superam os 35ºC em quase todas as regiões do Estado
13/02/2023
MetSul/Correio do Povo

     O Rio Grande do Sul terá um dia de extremo calor nesta segunda-feira (13), com marcas ainda mais altas que as do fim de semana na maioria das cidades. Grande parte dos municípios terão mais de 35ºC à tarde e vários registrarão máximas perto ou acima de 40ºC. O calor ganha força no Sul e no Leste gaúcho. Porto Alegre deve ter máxima oficial ao redor de 39ºC, mas, certamente, alguns bairros vão superar 40ºC. O sol aparece em todo o estado, mas o calor intenso forma nuvens e que em pontos isolados podem trazer chuva de verão na segunda metade do dia.

     As mínimas rondam os 19ºC em Passo Fundo e os 11ºC em São José dos Ausentes. As máximas, por sua vez, podem chegar a 39ºC em Pelotas e 40ºC em Santa Cruz do Sul. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 21ºC e 39ºC. No Litoral, as marcas se alternam entre 20ºC e 34ºC.

     Uma bolha de calor que atinge o Rio Grande do Sul, o Uruguai e a Argentina trouxe um fim de semana escaldante. A atmosfera, por influência da bolha, ficou extremamente seca com umidade relativa do ar em níveis desérticos. Caiu a 16% no sábado no Oeste e a 11%, domingo, na Grande Porto Alegre.

     A umidade baixíssima e o tempo aberto contribuíram para uma espetacular variação de temperatura. O Rio Grande do Sul amanheceu com frio de 5,9ºC em São José dos Ausentes e à tarde a temperatura passou dos 40ºC no estado. Com o calor extremo, a umidade em patamar desértico e a vegetação muito ressecada por força da estiagem, focos de incêndios e queimadas se proliferaram pelo interior gaúcho.




 

MAIS NOTÍCIAS