Turismo e Gastronomia

Oficinas gratuitas de gastronomia, beleza e degustação

Público poderá frequentar breves cursos oferecidos de 08 a 18 de junho, na programação da feira e festa
30/05/2023 Em Bento Gonçalves
Portal Adesso - Foto: Gilmar Mendes/divulgação Fenavinho

     Em meio aos mais de 450 expositores e 120 shows da 31ª ExpoBento, será muito fácil colecionar momentos para guardar na memória ao vivenciar os atrativos da feira, entre os dias 8 e 18 de junho, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves. Junto à grandiosa oferta de entretenimento, compras e lazer, a ExpoBento oportunizará uma série de workshops gratuitos que podem tanto atender ao passatempo dos participantes como adicionar novos conteúdos a suas áreas de interesse. Ao todo serão cerca de 50 oficinas oferecidas em três áreas de interesse, gastronomia, beleza e vinhos. 

     Também nesta edição, a ExpoBento conta com a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) para reeditar o ExpoBento na Mesa e oferecer, pela primeira vez, o Senac Beleza. Já as oficinas de degustação de vinhos serão realizadas dentro da Vila Típica da 18ª Fenavinho, que ocorre conjuntamente com a ExpoBento.

ExpoBento na Mesa

     Quem quiser participar dos encontros voltados a desenvolver novas habilidades ou obter mais conhecimento na cozinha, precisa ficar atento para garantir vagas nas aulas preparadas no espaço, que neste ano ficará mais próximo da Praça de Alimentação. É preciso fazer as inscrições, já disponíveis, previamente pela internet, no endereço senacrs.com.br/eventos e buscar por Senac Bento Gonçalves.

Serão oferecidas mais de 20 oficinas, tanto para o público adulto quanto para o infantil. As agendas são diárias e incluem desde o preparo de pratos salgados, como massas, molhos e hambúrgueres, e doces, como cupcakes, cookies e banoffe (torta de banana), além de harmonizações. Entre essas, estão as que combinam queijos e vinhos, espumante com finger food e cerveja com croquete. As crianças também terão oportunidade de colocar a mão na massa, com o ExpoBento na Mesa Kids. 

Quem se inscrever para as oficinas ainda ganhará um ingresso para acessar a feira, conforme a disponibilidade. Os bilhetes deverão ser retirados no Senac (Rua Silva Paes, 415 - Cidade Alta).

Senac Beleza 

     A parceria entre Senac e ExpoBento rendeu um novo atrativo neste ano. Pela primeira vez, ocorrerá na feira o Senac Beleza. O espaço será voltado à oferta de mais de 20 oficinas que serão frequentadas no espaço disponível junto ao estande compartilhado do Senac, do Sesc e do Fecomércio. Entre os cursos, o público poderá optar por esmaltação e penteados, design de barba, cortes masculinos e femininos e make up. A lista completa também está disponível no portal senacrs.com.br/eventos e, depois, na busca por Senac Bento Gonçalves. As inscrições para o Senac Beleza serão feitas exclusivamente no local e na hora das atividades, de acordo com a disponibilidade. 

Degustação de Vinhos

     Outro atrativo que volta a ser oferecido ao público são os cursos de degustação de vinho. As oficinas serão realizadas na Vila Típica da 18ª Fenavinho, sempre em dois horários, às 15h e às 19h. A oferta, também gratuita, é uma parceria da Fenavinho com 12 vinícolas de Bento Gonçalves, que ministrarão as oficinas demonstrando todo seu conhecimento e contribuição na histórica para o desenvolvimento da vitivinicultura nacional.

     Quem abre a programação, no dia 9, é a Adega Cavalleri, às 15h, com a Aurora assumindo o posto na oficina das 19h. No dia 10 também terá rodada dupla, com a Vinícola Santa Bárbara no primeiro horário e Vinícola Cave Antiga no segundo.  Nos dias 11, às 15h, e no dia 12, às 19h, as oficinais ficarão a cargo, respectivamente, da Casa Valduga e da Valmarino. Já no dia 13, novamente ocorrem duas oficinas, com a Gallon Sucos, às 15h, e a Maison Forestier, às 17h. Do dia 14 ao dia 19, sempre às 19h e sequencialmente, comandam as oficinas as vinícolas Cainelli, Miolo, Don Giovanni e Batistello. Além dessas vinícolas, também estarão presentes, vinícolas pertencentes à Aprovale.

Serviço

O quê: oficinas gratuitas de gastronomia, de beleza e de degustação de vinhos na 31ª ExpoBento e 18ª Fenavinho

Quando: de 8 a 18 de junho

Onde: Parque de Eventos de Bento Gonçalves

Quanto: ingressos para a feira a R$ 8 (dias 9, 12, 15 e 16) e R$ 15 (dias 8, 10, 11, 13, 17 e 18). No dia 14, acesso gratuito

Programação de oficinas

ExpoBento na Mesa. Programação e inscrição em senacrs.com.br/eventos e, depois, na busca por Senac Bento Gonçalves

Senac Beleza. Programação em senacrs.com.br/eventos e, depois, na busca por Senac Bento Gonçalves. Inscrições apenas na hora, conforme disponibilidade

Degustação de Vinhos. Inscrições na hora, conforme disponibilidade


 

MAIS NOTÍCIAS