Economia

Preço dos Planos de Saúde particulares vão aumentar 9,63%

Reajuste dos planos foi autorizado pela Agência Nacional de Saúde
13/06/2023
Portal Adesso

     Os planos de saúde individuais e familiares regulamentados vão encarecer 9,63% no Brasil. Esse é o limite de reajuste definido e divulgado nesta segunda-feira (12), pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). A mudança vale para contratos a partir de janeiro de 1999 ou adaptados à Lei nº 9.656/98 e para o período de maio de 2023 e abril de 2024. No Brasil são quase 8 milhões de beneficiários, o que representa aproximadamente 16% dos 50,6 milhões de consumidores de planos de assistência médica.

Saiba como vai funcionar o aumento

Quando meu plano de saúde vai ficar mais caro?

O reajuste poderá ser aplicado pela operadora no mês de aniversário do contrato, ou seja, no mês da data de contratação do plano.

Vai ter cobrança retroativa nos planos de saúde?

No caso dos contratos com aniversário em maio, junho e julho, será autorizada a cobrança retroativa relativa a esses meses. 

Onde posso ver se o reajuste do meu plano de saúde foi aplicado?

Os beneficiários de planos individuais e familiares devem ficar atentos aos seus boletos de pagamento e observar se o percentual aplicado é igual ou inferior ao definido pela ANS , de 9,63%,  e se a cobrança com o índice de reajuste está sendo feita a partir do mês de aniversário do contrato, que é o mês em que o contrato foi firmado.

Por que os planos de saúde ficaram mais caros?

Segundo comunicado da ANS, o índice de 9,63% de teto do reajuste de planos de saúde individuais e familiares para 2023 reflete a variação das despesas assistenciais ocorridas em 2022 em comparação com as despesas assistenciais de 2021. Paulo Rebello, diretor-presidente da ANS, explica que para chegar ao percentual, a ANS utilizou a metodologia de cálculo que vem sendo aplicada desde 2019, que combina a variação das despesas assistenciais com o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), descontado o subitem Plano de Saúde. “Nossa metodologia vem sendo desafiada nos últimos anos e sua fiel aplicação tem nos permitido observar um certo padrão de variação de despesas e verificar uma mitigação dos principais efeitos da pandemia vistos nos anos anteriores”, complementa Alexandre Fioranelli, diretor de Normas e Habilitação dos Produtos. 

O que impacta no encarecimento dos planos de saúde?

Segundo a ANS, o valor final do plano de saúde é impactado por fatores como a inflação, o aumento ou queda da frequência do seu uso e os custos dos serviços médicos e dos insumos, como produtos e equipamentos médicos. Vale lembrar que reajuste anual dos remédios foi de 5,6% e entrou em vigor em 1º de abril de 2023, conforme anúncio realizado pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED), órgão ligado á Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).  




MAIS NOTÍCIAS