Geral

Pacientes reclamam da falta de medicamentos em Garibaldi

Secretaria da Saúde afirma que fornecedores estão sem matéria-prima
11/07/2023 Em Garibaldi
Portal Adesso- Foto: Divulgação

     Vários pacientes têm se queixado da falta de alguns remédios na Farmácia Municipal de Garibaldi e o caso ganhou repercussão após uma reunião da Pastoral da Criança, na semana passada. No encontro os voluntários debateram formas de contornar a situação uma vez que estão faltando medicamentos de uso contínuo, como para tratamento de diabetes, e até antibióticos de uso infantil. 

     O Portal Adesso também recebeu relatos de que as pessoas se deslocam até a Farmácia e o medicamento não está disponível gerando um transtorno. O assunto também foi debatido pelos vereadores em sessão na segunda-feira (10) uma vez que o tema é recorrente no Município. Eles aprovaram um requerimento solicitando esclarecimentos do Governo Municipal. 

    A reportagem procurou a Prefeitura de Garibaldi que emitiu uma nota oficial explicando que os fornecedores não entregam os remédios pois falta matéria-prima para produzir. Inclusive o problema afeta até mesmo a produção de embalagens para os medicamentos. A Secretaria de Saúde reconhece que o problema ocorreu e está buscando formas de contornar a situação e reestabelecer o fornecimento. 


 Confira a nota na íntegra: 

"Atualmente, a Farmácia Municipal disponibiliza 210 medicamentos em sua lista básica.  Em Garibaldi, passamos por um período complicado e preocupante, que afetou diversos municípios gaúchos. Por falta de matéria-prima para compor as substâncias que são utilizadas na produção de medicamentos e a escassez de insumos para as embalagens, tivemos o desabastecimento de algumas medicações de uso contínuo, antibióticos, controlados, injetáveis, entre outros. Hoje, a situação está sendo regularizada e apenas alguns remédios da listagem estão em falta momentânea. A Administração Municipal vem cobrando diariamente os fornecedores para que reponham o estoque mais breve possível e tem buscado empréstimos com outros municípios para amenizar a falta desses medicamentos que, por muitas vezes, os munícipes não tem condições de adquiri-los."

MAIS NOTÍCIAS