Tempo

Defesa Civil trabalha para atender atingidos pela chuva em Bento Gonçalves

09/10/2015
Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Bento Gonçalves - Fotos: Fernando Santos

     As fortes chuvas que caem em Bento Gonçalves desde a última terça-feira, (6), têm ocasionado diversos transtornos e prejuízos à população. Equipes da Defesa Civil, com auxilio da Secretaria Viação e Obras Públicas (SMVOP), trabalham continuamente para atender aos pedidos de auxílio daqueles que tiveram suas casas invadidas pela água e em locais onde há riscos de deslizamentos. De acordo com a Embrapa, de terça até as 13h desta sexta-feira (9), choveu 142mm.

     Foram registrados alagamentos nos Bairros Santa Helena, Zatt, Municipal e Barracão. No entanto, não há famílias desalojadas ou desabrigadas. Também há registros de rompimento da tubulação pluvial em algumas ruas, como no Bairro Borgo. Equipes da SMVOP trabalham no concerto e na desobstrução de bueiros.

     No interior do município, na Linha Alcântara, a Defesa Civil registrou deslizamentos de terra. No Distrito de faria Lemos também houve deslizamento de terra e o acesso a duas residências ficou interrompido. No Distrito do Vale dos Vinhedos a queda de um raio ocasionou prejuízos na rede de energia elétrica e de comunicações da Subprefeitura do Distrito, no salão comunitário e na Capela das Almas, que teve parte da cúpula central destruída pelos fortes ventos e pela descarga elétrica. A ponte sobre o Rio das Antas, entre Cotiporã e Bento Gonçalves está submersa. Também houve deslizamentos de terra nos Bairro Eucaliptos e no Loteamento Pain.

     Segundo o coordenador da Defesa Civil, Gilmar Reginatto, os casos são pontuais e ocorrem em locais que absorvem grande volume de chuva. “Quando vem um volume de chuva como esse, infelizmente alguns moradores terão prejuízos, principalmente naqueles locais onde as casas estão construídas em terrenos abaixo do nível da rua, mas nós estamos auxiliando na medida do possível e atendendo a todos os chamados”, destaca.

     A população que necessitar de auxilio pode utilizar os telefones de emergência do Corpo de Bombeiros (193) e da Defesa Civil através do 0800-6004 678 / (54) 9129-0602. A SMVOP pode ser contatada pelo (54) 3055-7365.

 

MAIS NOTÍCIAS