Educação

Aos 90 anos professora aposentada da UCS conquista mestrado

Ancilla Dall’Onder Zat é mestre e doutora em Educação e ex-docente do Carvi
24/07/2023 Em Bento Gonçalves
Portal Adesso- foto: Sinara Migot/UCS

O Campus Universitário de Bento Gonçalves da Universidade de Caxias do Sul pôde conviver, novamente, com a ex-professora Ancilla Dall’Onder Zat, desta vez enquanto aluna do Programa de Pós-Graduação em História. Aos 90 anos, a pesquisadora, mestre e doutora em Educação defendeu sua dissertação de Mestrado Profissional em História, intitulada: Sonhos dos Imigrantes Italianos e os Caminhos de Esperança: Distrito de São Pedro, Bento Gonçalves – RS, no dia 7 de julho.

O estudo sobre a imigração italiana no distrito de São Pedro teve como eixo o legado imigratório e sua valorização pelos descendentes e moradores da localidade, com análise sobre o processo imigratório e sua relação com o desenvolvimento econômico do distrito na percepção dos moradores. A escolha do local para o estudo está conectada à origem da autora, que nasceu e viveu por quase onze anos na região, onde, após concluir o bacharelado e a licenciatura em Pedagogia, retornou como professora. Nas diversas especializações, no mestrado e doutorado em Educação e durante o pós-doutorado, o caminho da pesquisa sinalizava para a prática aplicada na docência.

Os quarenta e quatro anos de atuação no Ensino Superior e na Pós-Graduação, somados ao exercício do magistério no Ensino Fundamental e Médio e ao fascínio pela História, oportunizaram a Ancilla o conhecimento histórico sobre a Educação, a Matemática e a construção do conhecimento estatístico interdisciplinar, além de revisitar a história da América. Agora, ela agrega a titulação no campo da História ao currículo acadêmico por apreço e interesse cultural no tema.

Como mencionou por diversas vezes durante a apresentação, Ancilla “lembra bem” dos momentos que, além de pesquisar, participou ao longo da vida – o que evidencia a importância da memória na construção. “Foi uma viagem ao meu passado, desde a infância. Eu revivi toda a minha história”, contou emocionada. “O trabalho me fez lembrar de toda uma perspectiva de vida, já que ele também marca a minha caminhada na UCS”, acrescentou.



MAIS NOTÍCIAS