Geral

Ceran divulga esclarecimento sobre comportas das barragens

Boatos nas redes sociais acusam abertura das comportas nas enchentes
14/09/2023
Portal Adesso- Foto Divulgação
Anterior Próximo

     A Companhia Energética Rio das Antas (Ceran) divulgou na quarta-feira, 13, um material informativo com o objetivo de esclarecer sobre o funcionamento das comportas e as características das barragens.

     Desde que as enchentes atingiram a Serra Gaúcha e o Vale do Taquari na última semana, diversos boatos e teorias surgiram nas redes sociais acusando a abertura das comportas das barragens. 

     A prefeitura de Bento Gonçalves, inclusive, pediu esclarecimentos e a companhia manifestou que cumpriu os protocolos de segurança, além de ressaltar que as três barragens do Rio das Antas não têm capacidade de armazenamento e nem de regular o fluxo do rio.

     Conforme a Ceran o Rio das Antas atingiu a vazão mais alta desde a construção das usinas e uma das maiores vazões que se tem registro, tratando-se de um desastre natural de grandes proporções. “Infelizmente, as barragens não conseguem reduzir altas afluências e mitigar os impactos no entorno do rio, pois as barragens da Ceran possuem vertedouro do tipo soleira livre e tem a característica “a fio d’água”, ou seja, não tem capacidade de armazenamento e nem de regular o fluxo do rio, pois todo o excedente de água passa por cima da barragem”, disse a empresa em nota oficial. 

     A Companhia afirma que durante as cheias “monitoramos em tempo real todas as estruturas, que em nenhum momento, apresentaram anomalias que indicassem risco de rompimento, o que não levou ao acionamento das sirenes de emergência”. 

     A Ceran desta que todos os protocolos de segurança de barragem foram cumpridos durante o evento, incluindo as comunicações com as Defesas Civis dos municípios, que atuaram junto à população.




MAIS NOTÍCIAS