Geral

Carlos Barbosa decreta situação de emergência e suspende aulas

ERS 446 que liga o Município ao acesso à Capital está interditada
20/11/2023 Em Carlos Barbosa
Portal Adesso- Foto Divulgação Prefeitura de Carlos Barbosa

     No sábado (18), a Prefeitura de Carlos Barbosa publicou o Decreto n.º 4.161 para Situação de Emergência devido ao volume excessivo de chuvas. 

     Segundo o documento, assinado pela Prefeita em Exercício Beatriz Martin Bianco, fica decretada a Situação de Emergência a partir desta data, no território municipal afetado pelo granizo, alagamentos, deslizamentos, enxurradas, inundações em imóveis, interrupção de estradas, danificação de asfalto, entupimento de bueiros, danificação de plantações, ocasionando situações de riscos ou de difícil reparação, permitindo que as Secretarias do Município estejam à disposição da Defesa Civil para a utilização de voluntários em ações que possam diminuir os impactos causados pelas chuvas volumosas. 

     A Secretária Municipal da Educação, Eliani Inês Lanzarini, visitou, na manhã de sábado, as escolas do Município para conferir as condições dos prédios e salas. Na noite da sexta-feira (17), a Escola Nossa Senhora Aparecida registrou alagamento pela água da chuva, mas, nenhum estrago significativo foi observado, restando água e barro para ser removido. 

     Porém, em conjunto com o Gabinete, ambos decidiram suspender as aulas nos dias 20 e 21/11 (segunda e terça-feira). A medida é de extrema necessidade pela segurança dos alunos que deve ser garantida. Os professores e demais funcionários da rede de ensino municipal cumprirão carga horária normal em seus ambientes de trabalho.

Outras ações da Administração Municipal

     Ainda na manhã deste sábado, o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Itacir Rossi, anunciou a suspensão do recolhimento de resíduos recicláveis no interior do Município para a próxima semana. Essa decisão foi motivada pelas péssimas condições das estradas, que as equipes da prefeitura já trabalham para normalizar. Porém, já se calcula que os trabalhos devem se estender por vários dias.

     A Secretária Municipal de Assistência Social e Habitação, Gisele Guerra, em conjunto com demais servidores do Município, realizou visitas em locais que poderiam ter ocasionado problemas maiores para moradores, mas não constatou nenhuma emergência significativa.

     As equipes da Secretaria Municipal de Planejamento, Serviços e Vias Urbanas, com o acompanhamento do Secretário Jurandir Bondan, desde a noite da sexta-feira, estão empenhadas em amenizar os problemas com as vias, calçadas, bueiros e outros locais onde foram registrados problemas com a vazão de água durante a forte chuva.


MAIS NOTÍCIAS