Agricultura

Queda na safra de uva de 2015/2016 pode ser de até 40%

03/11/2015
Fonte Radio Difusora / Foto Gilmar Gomes
     Em virtude de uma primavera marcada pelo excesso de chuvas e umidade, diversos produtores de uva no Rio Grande do Sul tiveram perdas em suas propriedades. A intensificação de doenças em vinhedos, além de geada que chegou a ocorrer em pontos da Serra, são razões em que se projeta uma quebra na safra da uva 2015/2016 de até 40%. 
 
     O Rio Grande do Sul produziu 702,9 milhões de quilos de uva em 2015 e projetava a mesma quantidade para esta safra. 
 
      “Pregamos uma safra normal, mas não vai vir. Pode até faltar uva no mercado”, disse Dênis Debiasi, coordenador da Comissão Interestadual da Uva. Ele acredita em 40% ou até mais em termos de perdas. 
 
     Para o diretor executivo do Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho), Carlos Paviani, “vai haver quebra pela geada de setembro, pelo granizo. Pelos fortes ventos, chuva excessiva na floração”, afirmou.
“Todos já tem o consenso que vai ocorrer uma perda, não se sabe se 30, 40%”, acrescentou.
 
     O diretor executivo da Agavi (Associação Gaúcha de Vinicultores), Darci Dani, crê em 30% de quebra. " Preocupa porque a gente não tem um estoque extraordinário”, mencionou. 
 
     Confirmando-se as perdas, é possível 50 milhões de quilos a menos, ficando em 650 milhões de quilos no final safra. Entretanto, são neste momento apenas estimativas. 
 

MAIS NOTÍCIAS