Polícia

Criminosos planejavam matar repórter da RBS TV Giovani Grizotti

Repórter investigativo era alvo de grupo suspeito de contrabandear soja na fronteira com a Argentina
06/12/2023
Com Informação do Jornal Zero Hora

       Foram presos nesta terça-feira (5), durante uma operação da Polícia Federal (PF) que combate o contrabando de grãos na Fronteira do RS com a Argentina, dois suspeitos que pretendiam matar o repórter Giovani Grizotti, da RBS TV. A PF interceptou mensagens trocadas pelos dois investigados que revelam o plano.

     Na conversa, um dos suspeitos afirma que as reportagens do jornalista "forçam a polícia a ir atrás", ou seja, a investigar os crimes. O outro, então, sugere mandar matar o repórter. Ele recebe como resposta que o suposto assassinato melhoraria o esquema.

     — Não é denúncia. É aquele Grizotti, investigador da Rede Globo. Fica procurando "sarna pra se coçar" e daí ele pega vai e faz essas investigações e larga em rede nacional. Daí, ele força a polícia a ir atrás disso aí, né?

    — Manda matar. Você acha que para?

    — Eu acho que vai parar pros pequenos, mas pros... caras que têm mais coragem, eu acho que o brique melhora, fazendo isso eu acho que o brique melhora. Em outubro de 2022, Giovani Grizotti mostrou, no RBS Notícias e no Jornal Nacional, da TV Globo, o esquema do contrabando de soja na fronteira do RS com a Argentina, com flagrantes da ação das quadrilhas e revelando a fraude nas notas para "esquentar" as cargas. No lado argentino da fronteira, a soja foi vista sendo colocada nos barcos com uma espécie de escorregador. A travessia é feita pelo Rio Uruguai até chegar no Brasil, na cidade de Tiradentes do Sul, no Noroeste do RS. Diversos portos clandestinos estão abertos nas margens do rio para garantir o contrabando. Nas estradas de chão batido, pela cidade, é possível perceber a movimentação de tratores e caminhões usados no transporte. Os nomes dos presos na operação desta quinta não foram divulgados pela PF. O caso tramita em segredo de Justiça.


 Em outra oportunidade, Grizotti denunciou Micael Carissimi, chefe de gabinete do ex-prefeito Antônio Cettolin

      No mês de maio deste ano, o repórter investigativo da RBS denunciou nos canais do grupo, que o Governo do Rio Grande do Sul, havia nomeado para um cargo em comissão, o ex-secretário de Obras e Administração da Prefeitura de Garibaldi, Micael Carissimi. O mandante do ataque contra o jornalista Daniel Carniel havia sido nomeado coordenador da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado. Micael que também foi indiciado por corrupção passiva e por supostamente integrar organização criminosa pela Polícia Federal, permaneceu pouco tempo no cargo. Após denúncia, o governo do Estado exonerou o ex-chefe de gabinete de Cettolin. 

Leia a Matéria completa Clicando AQUI








MAIS NOTÍCIAS