Tempo

MetSul reitera alerta de temporais: como vai se desenvolver a chuva

Estado sofrerá com volumes elevados a excessivos, vento forte e granizo
16/01/2024 Em Garibaldi
Portal Adesso- Foto: Dayan Santarosa – Portal Adesso

     A MetSul Meteorologia emitiu novo alerta de que o Rio Grande do Sul será atingido por tempo severo, nesta terça e e na quarta-feira, com potencial para chuva com volumes elevados a excessivos. Há também possibilidade de tempestades de vento e granizo, com vendavais intensos e rajadas acima de 100 km/h.

     “Estamos diante de um complexo cenário meteorológico com duas baixas pressões, sendo que uma delas vai dar origem depois possivelmente a um ciclone no Atlântico, e ainda o ingresso de ar muito quente de Norte que agirá como combustível para a formação de poderosas áreas de tempestades entre a Argentina, o Uruguai e o Rio Grande do Sul entre hoje e amanhã”, comenta o meteorologista da MetSul e da Rádio Guaíba Luiz Fernando Nachtigall.

     Os temporais, intensos a severos, começam pela Argentina e o Uruguai, devendo se deslocar para o Rio Grande do Sul, acompanhando uma área de baixa pressão que vai se movimentar a partir do Chile, de Oeste para Leste, em altitude até o estado.

     O pior da instabilidade deve ocorrer na tarde e noite de terça e ao longo da quarta. No começo da quinta, o Norte e o Nordeste do estado ainda podem ter chuva forte e ocasionais temporais, mas o tempo melhora no estado ao longo do dia com a presença do sol.



MAIS NOTÍCIAS