Política

Vereadora das Fake News mais uma vez mente na tribuna da Câmara de Garibaldi

Boletim de atendimento dos Bombeiros Voluntários mostra que não faltou oxigênio em atendimento do PAM
14/03/2024 Em Garibaldi
Portal Adesso - Foto: Reprodução

     Ao utilizar a tribuna na sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Garibaldi no último dia 04 de março, a vereador Luana Meneguetti (MDB), mais uma vez faltou com a verdade ao comentar sobre um atendimento no Posto de Atendimento Médico – PAM de Garibaldi. Sem provas, ela fez acusações de que uma paciente havia morrido por falta de oxigênio, fofoca que já havia sido espalhada pela cidade no mês de dezembro do ano passado e que a secretaria de saúde já havia esclarecido.

     “Tivemos uma morte no PAM ano passado por falta de oxigênio e eu estou até hoje esperando manifestação de alguns dos vereadores ou do prefeito”, disse ela na tribuna. 

     As acusações sem provas, além de tentar atingir politicamente a administração municipal e o trabalho da secretaria municipal de saúde, colocaram em dúvida o trabalho do Corpo de Bombeiros Voluntários de Garibaldi, pois foram eles, que prestaram atendimento da paciente do PAM até o hospital São Pedro.

 Boletim de Atendimento dos Bombeiros mostra que não faltou oxigênio, caso contrário, teria constado nos dados 

     Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde esclareceu que a paciente de 34 anos chegou com falta de ar no posto de atendimento e logo foi atendida por uma equipe formada por dois médicos, enfermeiro e técnico de enfermagem que a medicaram e estabilizaram. Devido à gravidade do caso, os bombeiros voluntários foram acionados para transferir a paciente até o hospital São Pedro e durante todo o trajeto ela utilizou uma máscara de oxigênio, sendo que em nenhum momento faltou o oxigênio. 

     Consta ainda no Boletim de Atendimento dos Bombeiros Voluntários que a paciente piorou durante a transferência, e ao dar entrada na emergência do hospital a mesma teve uma parada cardiorrespiratória. Em nenhum momento, do atendimento até a remoção e chegada ao hospital São Pedro faltou oxigênio, o que prova que mais uma vez, a vereadora do MDB utiliza de um espaço nobre para propagar informações falsas.

Juiz já mandou vereadora apagar mentiras publicadas

     Em janeiro, a mesma vereadora havia publicado uma notícia mentirosa e o juiz de Garibaldi mandou ela apagar. Na oportunidade, Luana Meneguetti, publicou que o município havia pago um valor exorbitante pelo jornal informativo distribuído na comunidade. Ela utilizou o valor total do orçamento anual com publicidade do município que ainda compreende os 20% pagos por Lei para Agência de Publicidade e tentou induzir os leitores a acreditarem que este seria o valor pago pelo informativo, o que foi considerado uma inverdade. A justiça, através do juiz Felipe Sandri, concluiu ser uma notícia falsa após analisar ação de indenização com pedido de tutela de urgência.

     Além dela, uma rádio comunitária ligada ao MDB que pratica um jornalismo duvidoso também postou a notícia falsa e pessoas ligadas ao partido comentaram, dando a impressão que a Fake News fosse um fato verídico. O juiz Felipe Sandri, no despacho, determinou que a rádio comunitária apagasse a postagem sobre pena de uma multa diária e proibiu a vereadora de publicar comentários com relação ao informativo, além de não se manifestar na tribuna sobre este assunto. 





MAIS NOTÍCIAS