Polícia

Ex-prefeitos são denunciados por propina na compra de máquinas entre 2010 e 2015

Delação premiada de proprietário da empresa entregou 35 ex-prefeitos no esquema
25/04/2024
Rádio Spaço FM - Foto: Ilustração

     A empresa Mantomac Comércio de Peças e Serviços Ltda, foi denunciada pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP) por oferecer propina a agentes públicos e políticos para a compra de máquinas agrícolas entre 2010 e 2015, apresentou através de uma delação premiada, informações sobre o esquema que envolveu 51 municípios, 35 ex-prefeitos, três ex-vice-prefeitos e quatro ex-secretários.

     Entre as cidades envolvidas, está Farroupilha. De acordo com a denúncia do MP, o esquema no município aconteceu em 2010, durante gestão do prefeito Ademir Baretta (MDB), citado no relatório. Conforme a Mantomac, o então secretário de Obras, Arielson Arsego (Gasolina), teria recebido, em duas oportunidades, o valor de R$ 55 mil, pago por um vendedor da empresa na presença do ex-prefeito. Em entrevista à Rádio Spaço FM, o promotor de justiça Manoel Figueiredo Antunes, do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) da Serra, salientou que há mais casos sendo apurados e novas denúncias devem ser feitas nos próximos dias pelo MP.

     A Mantomac entregou ao Ministério Público uma planilha das vendas onde ocorreu pagamento de propina, onde consta o nome de Arsego e Baretta. A Rádio Spaço FM entrou em contato com as defesas de Arsego e Baretta, que manifestaram seus esclarecimentos sobre o fato:

Arielson Arsego

Nota de esclarecimento

     A defesa de Arielson Arsego nega veementemente as acusações que foram feitas pelo Ministério Público na denúncia, negando a prática de qualquer ato mencionado na mesma, não havendo nos autos prova, mesmo que indiciaria, de autoria e materialidade, e reforça a confiança no Poder Judiciário, que ao fim e ao cabo deste feito há de absolve-lo por uma questão de direito e, sobretudo, justiça.

Colloda & Valentini Advogados Associados


Ex-prefeito Ademir Baretta (MDB)

     Em contato com a reportagem da Spaço FM, o ex-prefeito Ademir Baretta comentou que desconhece o conteúdo do processo.



MAIS NOTÍCIAS