Geral

Risco de rompimento das barragens no Rio das Antas deixa Serra apreensiva

Ceran já divulgou dois comunicados e solicitou que população próxima deixem suas residências
02/05/2024
Portal Adesso - Foto: Ander Cansan/divulgação
Anterior Próximo

     A Companhia Energética Rio das Antas (Ceran) divulgou na tarde desta quarta-feira (01), alerta para que as famílias que têm residências às margens do Rio das Antas deixem as casas urgentemente, devido à possibilidade de elevação do nível das águas colapsar as estruturas dos reservatórios utilizados para a geração de energia.

     A situação é consequência das fortes chuvas que atingem o Rio Grande do sul, e mais fortemente a Serra Gaúcha, desde a última segunda-feira (29). No começo da tarde, a empresa acionou as sirenes da barragem 14 de Julho, que fica em Cotiporã, próximo à Linha Alcântara, pelo lado de Bento Gonçalves. O pedido é em especial aos moradores das proximidades das Usinas Hidrelétricas Monte Claro, Monte ClaroMonte Claro e Castro Alves, devido a alta vazão do Rio das Antas.

     O alerta é para que as pessoas deixem as residências “da forma mais rápida possível”, visando a segurança da população. As razões que levaram à nota são as alterações no estado de segurança das usinas, juntamente com a perda de acesso às barragens e a ausência de visualização adequada de instrumentação, o que provocaram sérias preocupações entre os especialistas e operadores.

"A Ceran solicita à população a jusante, das Zonas de Autossalvamento das Usinas Hidrelétricas Monte Claro, 14 de Julho e Castro Alves, que evacue as suas residências o mais rápido possível. As vazões estão aumentando e podem atingir níveis críticos durante a madrugada. É importante que todos se antecipem e deixem os locais de risco de forma preventiva", diz a nota. Já a  Defesa Civil está retirando na medida do possível, a população que vive próxima às três usinas nos municípios de  Antônio Prado, Bento Gonçalves, Pinto Bandeira, Cotiporã, Flores da Cunha, Nova Pádua, Nova Roma do Sul e Veranópolis.

     Se por acaso uma das barragens romper, a situação da enchente da região se agrava ainda mais. Outras barragens que funcionam no Estado também estão em ALERTA

Barragens em situação de emergência

UHE Castro Alves (Nova Roma do Sul)

UHE Monte Claro (Bento Gonçalves)

UHE 14 de Julho (Santa Tereza)

Pode atingir: Santa Tereza, Muçum, Roca Sales, Lajeado e Arroio do Meio

UHE Dona Francisca (Dona Francisca)

Pode atingir: Faxinal de Soturno, São João do Polêsine, Agudo, Paraíso do Sul, Restinga Seca, São Sepe, Formigueiro e Cachoeira do Sul

Complexo Toropi

Pode atingir: São Pedro do Sul, Mata e Toropi

Barragem de Putinga



MAIS NOTÍCIAS