Geral

Imprensa italiana destaca tragédia em Garibaldi e no Rio Grande do Sul

Prefeito de Conegliano abriu uma conta para que sejam enviados recursos ao Brasil
06/05/2024 Em Garibaldi
Portal Adesso - Foto: reprodução

" Le alluvioni mettono in ginocchio il Brasile: da Conegliano un conto corrente per gli aiuti", - “As enchentes colocam o Brasil de joelhos: Conegliano abre uma conta corrente para a ajuda”, foi com esta manchete que um dos principais veículos de imprensa da região de Conegliano, cidade irmã de Garibaldi, destacou a tragédia vivida pelo Rio Grande do Sul. 

     Na região do Vêneto, onde a maioria dos descendentes italianos vieram, a repercussão das pessoas que perderam a vida e do estrago causado pela chuva é ainda maior, por isso, diversas associações estão se mobilizando para prestar auxílio ao povo gaúcho. O prefeito de Conegliano Fábio Chies, ligou para o prefeito de Garibaldi, Sérgio Chesini, e se colocou a disposição para auxiliar de alguma forma os irmãos brasileiros. “Como prefeito de Conegliano fui procurado nestas horas não só por amigos brasileiros de Garibaldi, mas também por muitos concidadãos ítalo-brasileiros, pelo ex-ministro brasileiro Onyx Lorenzoni, que tive o prazer de receber recentemente na prefeitura, junto com o deputado Pedro Westphalen: ambos me informaram sobre a grave enchente que atingiu o Rio Grande do Sul e que muita gente  perdeu tudo, por isso, estamos organizando aqui na cidade uma central de ajuda para repassar aos amigos de Garibaldi", disse o prefeito Chies. 

    Além dele, Franco Conte, presidente da Trevisani nel Mondo também afirmou que a associação vai ajudar os gaúchos com recursos. "Vamos ajudar a região da Serra, pois  alguns dos municípios afetados estão geminados com municípios de Treviso: é o caso de Encantado e Bagè unidos a Valdobbiadene com um pacto de amizade, Bento Gonçalves, do qual uma delegação esteve em Valdobbiadene há três semanas para renovar a assinatura já concluída no Brasil há um ano e Santa Tereza geminada com San Biagio di Callalta. É nossa intenção que o que for arrecadado seja entregue diretamente aos presidentes dos municípios envolvidos porque acreditamos que são eles os que melhor conhecem as necessidades. Como Trevisani nel Mondo também contatamos o cônsul-geral de Porto Alegre, Valerio Caruso, para que também nos envie comunicações sobre a evolução da situação", disse. 

    A primeira ministra italiana, Giorgia Meloni, lamentou neste domingo (5) sobre as enchentes que devastaram o Rio Grande do Sul ao longo dos últimos dias.  "É com dor que tomo conhecimento da tremenda inundação que atingiu o Rio Grande do Sul, colocando de joelhos a cidade de Porto Alegre, no Brasil. A minha mais sincera proximidade e do governo italiano às populações afetadas", escreveu a primeira-ministra nas redes sociais.

     Já o ministro da Defesa da Itália, Guido Crosetto, ofereceu "condolências às famílias das vítimas e apoio a todos aqueles que enfrentam essa terrível provação". "Estamos prontos para contribuir para as ajudas à população", escreveu no X (antigo Twitter). No último sábado (4), o Ministério das Relações Exteriores italiano também havia expressado "proximidade e solidariedade" ao povo brasileiro.




MAIS NOTÍCIAS