Geral

Histórica Casa Operária é reformada em Carlos Barbosa

23/11/2015
Imprensa Prefeitura de Carlos Barbosa - Foto: Silvia Dalcin Dalmas

 

     Na manhã desta segunda-feira (23), a Administração Municipal entregou, novamente, a Casa Operária à comunidade. O prédio é um dos patrimônios mais importantes de Carlos Barbosa e estava fechado desde novembro de 2013, em razão das condições estruturais e de conservação do imóvel encontrarem-se muito precárias. A reforma iniciou em agosto e foi coordenada pela Fundação de Cultura e Arte (Proarte) e pela Secretaria de Projetos e Obras Públicas.

     A partir de agora, o prédio abrigará as duas associações voltadas para o artesanato no município (Associação dos Artesãos de Carlos Barbosa e Associação Oficina da Arte de Carlos Barbosa). As reformas, realizadas pela empresa Lotto Engenharia e Construções Ltda., abrangeram a remoção de algumas paredes para tornar o espaço mais amplo e funcional. Permaneceram os banheiros, a cozinha e mais duas salas que poderão ser utilizadas para oficinas, depósito e outras funções. O investimento total da reforma foi de R$ 166.359,58.


A Casa Operária


Por volta de 1909 e 1910, Albino Giacomoni abriu em Carlos Barbosa, na casa localizada ao lado da Estação do Trem, um restaurante conhecido como Buffet, que servia refeições para os passageiros do trem que fazia a sua parada neste local ao meio dia.

     Este Buffet funcionou por aproximadamente 35 anos, até que os horários de passagem e parada do trem mudaram e o estabelecimento acabou fechando. Após este período, tem-se a informação de que em torno de três famílias moraram na residência, que já abrigou também a Biblioteca Pública e a Casa do Artesão.


 

MAIS NOTÍCIAS