Irmã Santinha Bortolotto é sepultada em Garibaldi
Garibaldi perdeu nesta quinta-feira (09), uma das pessoas que mais atuou na saúde pública da cidade. Santinha Luiza Bortolotto que muitos da comunidade chamavam de "Santina", tinha 89 anos e atualmente devido a idade, residia no convento das irmãs de São José em Garibaldi.
Filha de Ricardo Bortolotto e Angela Spessatto Bortolotto, a terceira filha de nove irmãos cursou auxiliar de enfermagem, técnico em radiologia e técnico em parteira. Após formada, voltou a Garibaldi onde trabalhou no Hospital São Pedro por décadas e ainda cursou técnico em contabilidade na Escola Santo Antônio.
Ao todo, foram 56 anos dedicados ao Hospital São Pedro de Garibaldi, São Roque de Carlos Barbosa e postos de saúde e como parteira atuou no parto de cerca de 1.500 crianças. Ela ainda foi professora do curso de Auxiliar de Enfermagem do HospitalTacchini em Bento Gonçalves e atuou no Posto de Saúde Central, cuidando do setor de epidemiologia. Com a Emater, visitava comunidades rurais para levar orientações às mulheres sobre cuidados com a saúde e alimentos, além de incentivá-las a registrar documentos e lutar por direitos.
Em 2013, integrando a programação do Mês da Mulher, Santinha foi destaque como personalidade feminina que prestou serviço relevante à comunidade na área de saúde e recebeu a distinção do Lios e Leo Clube. Esta foi uma de muitas distinções que recebeu ao longo de sua vida.
Seu corpo foi velado na Sala B do Memorial Caravaggio e sepultamento no cemitério da Alfândega, bairro ande reside a maioria dos seus familiares.