Esportes

Partida do futebol feminino em Bento Gonçalves termina na delegacia

Assistente de arbitragem é acusado de assediar quatro atletas no Montanha dos Vinhedos
24/03/2025 Em Bento Gonçalves
Notícias de Bento Foto: Nathan Bizzotto/Juventude/Especial

     Uma partida, válida pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro Feminino, realizada no último sábado, 22 de março, no Parque Esportivo Montanha dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, terminou com registro de boletim de ocorrência por assédio contra um integrante da equipe de arbitragem. O jogo entre Juventude e América-MG, dentro de campo, terminou empatado em 1 a 1.

     O caso envolveu o assistente Claiton Timm, afastado neste domingo, 23, pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) após ser acusado de assediar jogadoras do América-MG durante o confronto contra o Juventude. A entidade informou que o árbitro ficará afastado das atividades até o fim da investigação. Se considerado culpado, poderá ser banido do quadro da CBF. Quatro atletas do América-MG procuraram a Força Tática da Brigada Militar ainda no local da partida. Elas denunciaram o comportamento do assistente, que, segundo relataram, teria feito comentários de cunho sexual por meio de rádio comunicador, dirigidos às jogadoras, antes do início do jogo.

     As denunciantes, o suspeito e testemunhas foram encaminhados ao plantão da Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de Bento Gonçalves. O caso foi registrado e será apurado pela Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam), a partir desta segunda-feira. Em nota oficial, o América-MG classificou o episódio como "absolutamente inaceitável" e declarou esperar punição exemplar ao profissional envolvido. O clube também afirmou que enviará um ofício à CBF para colaborar com as investigações e com a adoção de medidas preventivas contra casos semelhantes.

     A CBF informou ainda que solicitará apuração ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) e às autoridades policiais para garantir uma investigação rigorosa dos fatos. Claiton Timm tem 45 anos e é Assistente de arbitragem categoria A desde 2010 na Comissão Estadual de Árbitros de Futebol do Rio Grande do Sul - CEAF/RS. O árbitro ainda não se manifestou publicamente sobre o fato.


O que diz o América-MG

     O América-MG se pronunciou sobre o caso apenas na tarde deste domingo (23). Em nota nas redes sociais do clube, o time mineiro afirmou que "antes do início da partida, através do rádio comunicador, entre seus pares de profissão, o profissional proferiu palavras e piadas de cunho sexual". Confira a íntegra da nota do time mineiro:

"O América Futebol Clube vem a público manifestar seu profundo repúdio e indignação diante de um episódio repugnante ocorrido neste sábado (22), na estreia da equipe no Campeonato Brasileiro Feminino.

Após a partida contra o Juventude, em Bento Gonçalves, atletas de nossa equipe registraram um boletim de ocorrência e prestaram queixa em uma delegacia da cidade contra um dos árbitros auxiliares do jogo. Antes do início da partida, através do rádio comunicador, entre seus pares de profissão, o profissional proferiu palavras e piadas de cunho sexual, se referindo às nossas atletas, em um comportamento absolutamente inaceitável e que configura grave ofensa.

O Clube confia que as autoridades competentes atuarão com rigor na apuração dos fatos e na aplicação das sanções ao agressor. Na próxima segunda-feira (24), enviaremos um ofício à CBF, relatando o ocorrido e colocando-se à disposição para colaborar com as investigações e com a implementação de medidas que previnam a reincidência de casos como este.

O América Futebol Clube reafirma seu compromisso com a promoção de um ambiente esportivo respeitoso e livre de qualquer forma de violência ou discriminação".









MAIS NOTÍCIAS