Geral

Canteiros Centrais estão sendo montados na Av. Ivo Tramontina

Revitalização da Avenida está sendo feito por etapas sendo a primeira fase até junho
12/05/2025 Em Carlos Barbosa
Portal Adesso - Fotos: Divulgação
Anterior Próximo

     O município de Carlos Barbosa divulgou novidades sobre o andamento da obra de revitalização da Avenida Ivo Tramontina. O projeto recebeu assinatura de ordem de início em janeiro, e pretende modernizar a infraestrutura e embelezar a principal via de acesso à cidade. Neste momento, os serviços estão concentrados na primeira etapa da obra, que abrange o trecho entre a rotatória da Santa Clara até a Rua Gonçalves Dias.

     Até agora, foi concluída a etapa de drenagem no trecho entre a rotatória e a curva nas proximidades das revendas de veículos, com a instalação de bocas de lobo, caixas de passagem e uma nova rede de drenagem no eixo da pista. Conforme o Secretário de Projetos Públicos, Felipe Nery: “Essa intervenção é essencial para garantir uma drenagem mais eficiente das águas das chuvas, redimensionando a rede antiga e utilizando a nova como complemento à infraestrutura existente.” Também foram instaladas as esperas para postes de iluminação do canteiro central até a Rua Dr. Carlos Barbosa. Nesta semana, os trabalhos incluem a execução dos meio-fios do canteiro central, desde o início do trecho até a altura da rodoviária, além da construção de uma cortina de contenção para a calçada e ciclovia na área da curva.

     A previsão é que essa primeira fase da revitalização seja concluída até o final de junho, coincidindo com o início do Festiqueijo, considerando que o festival atrai grande fluxo de visitantes à cidade. Como comenta o secretário Felipe, “a obra tem forte ligação com o turismo e o festival, pois a Avenida Ivo Tramontina é a porta de entrada da cidade e o primeiro contato visual dos visitantes com Carlos Barbosa”.

Trânsito e rotas alternativas permanecem para os motoristas

     Por se tratar de uma intervenção em via urbana de alta mobilidade, com circulação média de 11 mil veículos por dia, a execução da obra exige medidas contínuas de controle e orientação do tráfego. Reuniões semanais entre a Administração Municipal e as Secretarias de Segurança e Trânsito, de Planejamento, Serviços e Vias e de Projetos Públicos definem os ajustes necessários para minimizar os impactos à mobilidade.

     Apesar de não haver bloqueio total da avenida, interdições parciais ocorrem conforme o andamento dos trabalhos, principalmente durante escavações em áreas com presença de rochas. A orientação é que condutores utilizem rotas alternativas, como a Rua 21 de Abril, Rua Buarque de Macedo ou o Trevo São José, na Rodovia São Vendelino.




MAIS NOTÍCIAS