Educação

Documentário de professor da UCS sobre o barco de Garibaldi será exibido na Itália

Seival, dirigido por Lissandro Stallivieri, é atração no Instituto Guimarães Rosa, em Roma
09/06/2026 Em Bento Gonçalves
Portal Adesso - Fotos: divulgação
Anterior Próximo

     O cineasta e jornalista caxiense, professor do curso de Tecnologia em Produção Audiovisual e egresso da Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Lissandro Stallivieri, vai participar de um encontro com o público, no Instituto Guimarães Rosa, em Roma (Itália), nesta quarta-feira, dia 10 de junho. O motivo é muito especial! O documentário Seival,  dirigido por Stallivieri e produzido pela Spaghetti Filmes, será exibido na entidade, que é um órgão cultural vinculado à Embaixada do Brasil no país europeu.

     A atividade integra a programação cultural promovida pela representação diplomática brasileira em Roma e tem entrada gratuita. O filme será apresentado em português, com legendas em italiano. Seival é o nome da embarcação usada por Giuseppe Garibaldi, durante a Revolução Farroupilha, na tomada de Laguna, então província de Santa Catarina. Produzido no Rio Grande do Sul, o documentário propõe uma viagem cinematográfica pelos rios, paisagens, histórias e identidades culturais do sul do Brasil. A obra acompanha uma travessia inspirada nas embarcações históricas que navegaram pelas águas da região, revelando a relação entre o homem, a natureza e a memória de um território marcado por encontros culturais e transformações ao longo do tempo.

     A narrativa contemplativa e de forte apelo visual contribui para valorizar ainda mais o patrimônio natural e cultural brasileiro, estabelecendo um diálogo entre o passado e o presente por meio dos cenários, personagens e experiências vividas durante a expedição, que é retratada no filme. “A exibição em Roma representa uma oportunidade de apresentar, ao público italiano, aspectos da cultura, da história e das paisagens do nosso país, fortalecendo os laços culturais entre Brasil e Itália”, comenta Stallivieri. A apresentação de Seival no Brasil está prevista para o mês de agosto.

     Realizado com financiamento do edital FAC Filma RS, da Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul (Sedac), mediante o Pró-Cultura RS, Seival também foi selecionado para o Arara Azul Brazilian Film Festival, que ocorreu em Prato, na Toscana, próxima à cidade de Florença, entre os dias 28 e 31 de maio de 2026. O Arara Azul Brazilian Film Festival é dedicado à promoção da cultura e do cinema brasileiro na Itália. O festival disponibiliza a inscrição para seleção de filmes, documentários, curtas-metragens e roteiros de qualquer duração, produzidos e/ou filmados no Brasil e/ou que abordem temas relacionados ao país. 




MAIS NOTÍCIAS