Política

Vereadores de Bento Gonçalves aprovam aumento do IPTU

29/12/2016
Portal Adesso - Foto: Imprensa Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves

     Sessão foi tumultuada onde manifestantes criticaram os vereadores com vaias e palavras de ordem. Reajuste pode chegar a 25% em 2017.

     A Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves aprovou em duas sessões, sendo uma extraordinária, a mudança na base de cálculo do IPTU. O ajuste corrige em 25% o valor venal dos terrenos, não incidindo sobre outras cobranças que acompanham o carnê como o Imposto Predial, Taxa de Coleta de Lixo e Taxa de Varrição e Capina de Sarjetas. Posicionaram-se contra a proposta os vereadores Jocelito Tonietto (PDT), Marcos Barbosa (PRB), Moacir Camerini (PDT), Neilene Lunelli (PT) e Paulo Roberto Cavalli "Paco" (PTB).

     As alíquotas do IPTU permanecem inalteradas e de acordo com o Artigo 42 do Código Tributário Municipal são de 1,5% para imóveis não edificados (terrenos baldios) e de 0,5% para imóveis edificados (apartamentos, casas, salas comerciais, pavilhões, etc.). De acordo com simulações feitas pelo departamento técnico da Secretaria Municipal de Finanças, os apartamentos sofrerão variação média de 2,8% no valor do Imposto.

     O impacto é menor (aumento de 0,7% em média) se considerada a cobrança total do carnê, pois a mudança não atinge o valor das taxas.

     O valor do imposto para terrenos baldios terá um aumento de 25%. Proprietários de casas individuais sentirão uma variação média de 10,5% se considerando somente o valor do Imposto e de 3,5% em média no valor total do carnê. 

 

 

MAIS NOTÍCIAS