Agricultura

Vale dos Vinhedos abre neste sábado a Vindima 2017

26/01/2017
Imprensa Prefeitura de Bento Gonçalves - Foto: Arquivo

 

     A vindima no Vale dos Vinhedos é sempre motivo de festa e celebração, pois é uma época muito aguardada para quem curte viver uma experiência autêntica, ligada à história e ao produto maior do destino: o enoturismo. O roteiro abre oficialmente o período da colheita da uva no dia 28, a partir das 16h30, no Hotel Villa Michelon.

     Há mais de dez safras, a comunidade e os visitantes vivem juntos um dia de vindima com direito a bênção dos parreirais e vitivinicultores, colheita e pisa das uvas e um filó italiano com aromas e sabores das festas de antigamente. A paisagem da rota conquista os visitantes pelos sentidos, que têm a oportunidade de ver, ouvir, cheirar, tocar e saborear o resultado de um ano inteiro de trabalho.

     Em paralelo à abertura da vindima, o hotel Villa Michelon inicia a programação de passeios de quadriciclo pelas trilhas do complexo hoteleiro, aberto ao público. Além disso, uma programação especial foi desenvolvida para o período buscando valorizar a experiência de estar no Vale dos Vinhedos durante a vindima.

    Até 24 de março, nas sextas-feiras, o empreendimento sedia a ‘La Bella Vendemmia’, um encontro que inicia com ares de happy hour, mas logo os hóspedes partem para uma visita guiada ao Memorial do Vinho e à Casa do Filó, atrativos do complexo turístico que preservam a história da vitivinicultura regional. Depois da imersão cultural, é a vez de admirar o pôr do sol com a colheita e a tradicional pisa das uvas no Parreiral Modelo. A noite se complementa com uma Colazione, associando o típico cardápio colonial.

     No Memorial do Vinho terão acesso a um acervo de peças preservadas pelos descendentes dos imigrantes e que hoje formam uma linha do tempo juntamente com painéis temáticos. Com esses objetos, textos, fotos e mapas é possível acompanhar a evolução das técnicas empregadas no cultivo das uvas e na elaboração do vinho numa concepção museóloga e museográfica.


     O evento será embalado pelo Coral Vicentino, de Monte Belo do Sul, pelo Coral do Vale dos Vinhedos e pela gaiteira Natália Sitinieviski. Os hóspedes serão brindados com um chapéu de palha, uma taça e uma seleção de fotos do evento em um pendrive.




Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura
Fotos: Giovanni Nunes

MAIS NOTÍCIAS