Trânsito

Abandonadas pelo governo, estradas estaduais estão em péssimas condições

18/07/2017
Portal Adesso - Com Informações do Jornal Pioneiro de Caxias do Sul - Fotos: Arquivo
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     Levantamento indica que situação das rodovias nunca estiveram tão ruim quanto agora. É preciso contar com a sorte para trafegar sem ter problemas mecânicos nos veículos ou sofrer acidente.

     “Nem parece que o governador é de Caxias do Sul”, afirmam os motoristas que diariamente utilizam o trecho para se deslocar entre Garibaldi, Farroupilha e Caxias do Sul. Dados publicados pelo Jornal Pioneiro mostra que de janeiro de 2010 até agora já ocorreram 3.790 acidentes. Sendo que 114 pessoas perderam a vida e 2.114 ficaram feridas. O estado de abandono que as rodovias estão, nunca foi tão grande.

     Além da malha viária defeituosa, toda a infraestrutura que abrange sinalização e a falta de roçada estão entre os problemas comuns de quem trafega pela ERS-122 e RSC-453, no eixo Caxias-Farroupilha-Garibaldi, que compreende cerca de 54 quilômetros. Outro agravante é a precária ou inexistente iluminação. Aliada à pintura gasta da pista, a falta de luz em acessos ou trevos pode confundir condutores e provocar acidentes.

     Há muito tempo, a participação do Estado tem se limitado a medidas que resolvem as deficiências apenas de forma temporária no eixo. Porém, não há grandes intervenções que garantam soluções para longo prazo nessas rodovias vitais para a economia da Serra.

     A reportagem do Jornal Pioneiro percorreu o eixo Caxias do Sul-Farroupilha-Garibaldi, que compreende as rodovias ERS-122 e RSC-453, e encontrou placas caídas ou falta de sinalização, asfalto esfarelando ou com grandes ondulações e iluminação precária. Confira o que foi encontrado pelo caminho:

     Sede do Grupo Rodoviário de Farroupilha: o perigo é provocado pela permanência de parte da estrutura do antigo pedágio. No local, ainda existem estruturas de concreto entre as faixas. A falta de luz torna o obstáculo um risco real a quem desconhece o trecho.

     Farroupilha a Garibaldi: pinturas na pista e operação tapa-buracos amenizam a situação do trecho da RSC-453 atualmente. Ainda assim, ao recapeamento é apenas provisório e em alguns trechos placas se encontram posicionadas longe do alcance de visão ou caídas. O principal problema é o trecho de pista simples, pois o movimento de veículos é grande e as ultrapassagens se tornam perigosas.

     Trevo da Telasul: o entroncamento da RSC-453 com a BR-470 apresenta frequentes acidentes devido à intensa movimentação e não iluminação. Obras estão sendo realizadas no local que aguarda há anos por reformulação. 

 

 

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