Educação

Projetos estimulam alimentação saudável nas escolas de Garibaldi

18/04/2018
Portal Adesso - Foto: divulgação

     Além do desenvolvimento cognitivo e do acesso, a Secretaria municipal de educação conta com o setor de Alimentação Escolar, que atua para oferecer cerca de 4.160 refeições balanceadas diariamente.

     Atualizados mensalmente, os cardápios são compostos por cerca de 160 tipos diferentes de alimentos e elaborados de acordo com a faixa etária atendida. As refeições são equilibradas nutricionalmente, para garantir a alimentação saudável em ambiente escolar, fundamental para a aprendizagem, o rendimento e a formação de bons hábitos.

     Para estimular os hábitos saudáveis desde a primeira infância, o setor realiza projetos permanentes nas Escolas Municipais de Educação Infantil. Os projetos Frutinha e Saladinha apresentam os alimentos aos pequenos, que podem manuseá-los e, no final, preparar a salada de fruta ou Sopa do Neném. “Muitos têm o primeiro contato com o alimento nas atividades”, conta a nutricionista do setor, Janete Weber.

     No projeto Nutrir, são trabalhados os grupos de alimentos, para que os alunos possam montar seu prato saudável. O envolvimento da família é reforçado no projeto Mama, em que os estudantes levam para casa a mascote, touca, avental e uma receita para ser preparada com a família.

     O projeto Pé de Feijão envolve contação da história, plantio do feijão no algodão e o preparo do bolo de feijão, por meio de oficina culinária. Há ainda o projeto Dentinho, de higiene bucal, em que alimentos adequados para a saúde dos dentes e seus cuidados são abordados.

     A qualidade da alimentação escolar de Garibaldi foi certificada pelo Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição do Escolar - CECANE UFRGS no último ano, quando a operacionalização do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) foi considerada de excelência.

 

 

 

MAIS NOTÍCIAS