Geral

Crimes e tráfico de drogas se espalham por Garibaldi

02/05/2018
Portal Adesso - Foto: Ilustração

     Casos registrados nos últimos dias mostram que a falta de segurança pública faz o crime organizado se estabelecer cada vez mais forte no município. Nenhuma ação concreta por parte das autoridades está sendo vista.

     Uma onda de violência vem se espalhando pelos bairros de Garibaldi em 2018. Desde o início do ano, casos envolvendo furtos, tráfico de drogas e homicídios, se tornaram frequentes em diversos pontos da cidade. No ano passado, o bairro Fenachamp foi o que mais registrou ocorrências policiais, porém, neste ano, os bairros Bela Vista I, Bela Vista II e São Francisco entraram nesta lista.

     No início do ano, a Polícia Civil fechou ponto de tráfico no Bela Vista II. Já no Bela Vista I, uma facção pichou muro próximo a uma praça para demarcar território. Em uma ação, a polícia fechou ponto de tráfico e prendeu traficantes. No fim de semana, policiais foram recebidos a bala no mesmo bairro e prenderam um suspeito de assaltar uma agência lotérica no centro da cidade.

     Nesta segunda-feira (30), o jovem Erik Einecke Soares, de 18 anos, foi morto no bairro Bela Vista I com pelo menos 6 tiros. Dois homens em uma motocicleta trafegavam pela rua Timbaúva quando dispararam contra o jovem que tentou em vão se abrigar em sua residência. Os assassinos foram até o banheiro da casa e alvejaram Erik.

     A mãe do rapaz, uma mulher de 41 anos, foi presa por tráfico de drogas na rua Café Filho no bairro São Francisco, também na segunda-feira. A Polícia investiga se existe relação entre a prisão e o assassinato.

     Até agora, nenhuma ação efetiva por parte das autoridades foi realizada. Faltam câmeras de monitoramento em pontos estratégicos, efetivo da Brigada Militar para patrulhar as ruas é insuficiente e ainda por cima dividido com Carlos Barbosa. A criação de uma guarda municipal foi cogitada, mas até agora, nenhum anúncio foi feito. Nos últimos dias, o vigilante que fazia a segurança dos universitários na Praça da Martini no Centro da cidade pediu demissão devido a ameaças feitas por traficantes. 

     O PORTAL ADESSO montou uma média de ocorrências criminais que ocorreram em Garibaldi, desde o início do ano. As prisões e furtos foram as mais numerosas e, entre os bairros com maior incidência, estão Alfândega, Bela Vista I, Bela Vista II e São Francisco.

 Média de ocorrências na cidade de Garibaldi neste ano

Homicídios – 3

Tentativa de homicídio – 1

Fechamento de pontos de tráfico – 2

Assaltos em estabelecimentos – 5

Assaltos pessoas - 4

Furtos – 13

Prisões – 26

 

 

MAIS NOTÍCIAS