Agricultura

Vitivinicultor Eduardo Zenker lança livro em São Paulo

24/07/2018
Portal Adesso - Fotos: José Sacaramucci e Capa do Livro /divulgação
Anterior Próximo

     Os desafios da vinificação natural no Brasil são encarados por muitos vinhateiros e ficaram ainda mais evidentes após o Caso Zenker, ocorrido em 2017, quando Eduardo Zenker e Gabriela Schäfer, da Arte da Vinha, tiveram seus vinhos bloqueados pelo Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA.

     O projeto de vinificação experimental, denominado Arte da Vinha, que iniciou em 2009, foi subitamente interrompido, mas está, agora, registrado no livro “Realinversa – O memorial do projeto Arte da Vinha”. O pré-lançamento será durante a Feira Naturebas, que ocorre no dia 4 de agosto, em São Paulo, reunindo vinhateiros de diversas partes do Brasil e do mundo.
“As pessoas que idealizaram a Naturebas e trabalham para ela acontecer são as que apoiam o agricultor, o vinhateiro natural no Brasil. Nada mais natural que lançarmos o livro na presença do público da feira, que consideramos nossos amigos. A maioria deles acompanha o projeto Arte da Vinha desde o seu início”, explica a co-autora do Realinversa, Gabriela Schäfer.

     Por meio de 186 páginas escritas, ela e Zenker dividem com o leitor detalhes do projeto, resultados de experimentações com o resgate da vinificação ancestral, além de relatarem a incansável busca pela adequação dos rótulos e a situação de bloqueio que mobilizou diversos defensores da forma natural de vinificar. “Quando sofremos o bloqueio por parte do MAPA, vimos o projeto chegar ao fim e decidimos registrá-lo de alguma forma”, comenta Zenker. “O Arte da Vinha nasceu com o intuito de que pudéssemos resgatar métodos antigos de vinificação, para aprendermos com isso e eternizarmos, de alguma forma, essa prática que estava esquecida”, completa o vinhateiro.

     Dividida em quatro capítulos – O início; O meio; O fim; e Um novo começo – a publicação é voltada a todos que se interessam por formas naturais de vinificação, bem como aos que buscam maneiras alternativas em suas práticas diárias, visando diminuir o impacto humano sobre o que a natureza oferece. “O vinho me ensina a querer ser uma pessoa melhor, a aceitar as coisas como elas são, a honrar o que a natureza me dá, e a querer sempre ir para frente, buscando o mundo melhor que a gente sonha e quer que aconteça”, comenta Zenker, fundador do Arte da Vinha.

     Pré-lançamento – O primeiro livro brasileiro sobre vinificação natural estará à venda, com preço especial, na Naturebas 2018, que ocorre em São Paulo, no dia 4 de agosto. Interessados podem solicitar seus exemplares pela internet, em contato via Facebook (@Realinversa) ou pelo e-mail [email protected].


Sobre os autores


Eduardo Zenker é vitivinicultor, autodidata e coautor do livro. Elabora vinhos desde 1999. Seu interesse por vinhos começou na infância. Com 9 anos de idade dizia ao seu pai que queria fazer espumante. Aos 21, fez seu primeiro curso de degustação e, a partir de então, transformou a brincadeira de infância em um projeto de vida. Ao conhecer o vinho natural, descobriu um novo caminho para o qual tem dedicado sua vida, entendendo que o vinho vai muito além do vinho. Saiba mais em www.eduardozenker.com.br.


Gabriela Schäfer é bióloga, educadora e coautora do livro. Colaboradora do Projeto Arte da Vinha junto do vinhateiro Eduardo Zenker, seu esposo. Sua paixão pelos vinhos de vinificação natural vem sendo fomentada desde 2011. Em sua atuação no projeto, coloca em prática o conhecimento adquirido sobre a vida microbiológica que atua no vinhedo e nas vinificações de fermentação espontânea. Como educadora, leva consigo a meta pessoal de disseminar o conhecimento, contribuindo com a coletividade. “Só o conhecimento liberta".

 

 

MAIS NOTÍCIAS