Geral

CORSAN inicia a limpeza da barragem de Garibaldi

Peixes mortos, forte odor e acúmulo de marrequinhas deixam a população apreensiva quanto a qualidade da água
30/08/2019
Portal Adesso - Fotos: Roberto Nichetti/Portal Adesso
Anterior Próximo

     O Portal Adesso ouviu, na manhã desta sexta-feira (30), o Gerente da Corsan em Garibaldi, Alessandro Tavares, sobre denúncias dos moradores das proximidades da barragem da cidade. As reclamações apontam para um forte odor vindo da água, além da morte de diversos peixes pequenos e o acumulo das plantas popularmente conhecidas como marrequinhas.

     Segundo Tavares, os problemas que surgiram nos últimos dias são em decorrência da baixa no volume de água da barragem. “Como não choveu nos últimos dias, e o calor aumentou, o nível das águas da barragem baixou. Com as chuvas, esperadas para o final de semana, o volume do reservatório deverá ser normalizado” explica.

     Sobre a mortandade de peixes o gerente explicou que o aumento da temperatura ambiente pode ocasionar a morte de espécies pequenas, pouco resistentes a este tipo de variação. Ele também afirma que o mau cheiro da água é devido à falta de oxigenação da mesma. “Pela barragem ser artificial não há uma boa movimentação da água, o que, junto com a baixa no volume, faz surgir o cheiro mais forte. Para amenizar a situação, nós colocamos uma bomba para fazer a água circular” explica.

     Já o aumento no número de marrequinhas sobre as águas se deu pela falta de licenciamento para limpeza da barragem. Conforme Tavares, um novo licenciamento foi estabelecido nesta quinta-feira (29) e os trabalhos de limpeza já iniciaram na manhã desta sexta. O gerente da Corsan ainda frisou que todas as análises das águas distribuídas para a população estão dentro da normalidade, não apresentando odor, gosto ou coloração anormal.

MAIS NOTÍCIAS