Geral

Convênio entre portugueses e município de Garibaldi é assinado

Projeto de cooperação na área do enoturismo foi firmado entre Garibaldi e outros municípios da região serrana
23/10/2019
Portal Adesso - Fotos: Priscila Pilletti/Prefeitura de Garibaldi
Anterior Próximo

     Com a meta de aprender e cooperar com o enoturismo da Serra Gaúcha, uma comitiva de portugueses esteve em Garibaldi na última semana e foi recepcionada no gabinete do prefeito, onde foi assinado um convênio para um projeto de cooperação na área. A assinatura ocorreu na presença de representantes da Estrada do Sabor e demais rotas e empreendimentos turísticos, e associações empresariais de Garibaldi.

     O grupo contou com a consultoria de Ivane Fávero, que intermediou o contato entre a entidade desenvolvimento regional portuguesa A2S e Estrada do Sabor, Associação Empresarial de Flores da Cunha, e Aprobelo, de Monte Belo do Sul. “Todo o município pode ser beneficiado com isso, porque quando trazemos conhecimentos e intercambiamos experiências”, analisa Ivane.

     Ao recebê-los, o secretário municipal de Turismo, Paulo Salvi, apresentou eventos realizados em Garibaldi de reconhecimento nacional, como Concurso do Espumante Brasileiro, Fenachamp e Vintage. “É um prazer receber esta comitiva de um país que é uma potência no turismo internacional”, afirmou.

     O diretor da A2S e presidente da Comissão Vitivinícola Regional de Lisboa, Francisco Rico, explicou que a missão da associação é o desenvolvimento do território rural da região norte da capital portuguesa. “Queremos potencializar nosso enoturismo, e nada como aprender com outras regiões”, disse ele. A região de Lisboa conta com cerca de 3 mil produtores e 10 mil hectares de vinhas, e exporta cerca de 80% da produção.

     O grupo é responsável pela seleção de projetos de investimentos para o desenvolvimento de áreas rurais, com financiamento da União Europeia. Eles apresentaram a associação e o projeto de parceria, além das características turísticas e culturais da região portuguesa. “Vimos que aqui os produtores são organizados e falam em nome dos outros, resultado que queremos para melhorar a organização da nossa oferta”, observaram. Lisboa recebe cerca de 20 milhões de turistas por ano, o dobro de sua população, mas eles não se deslocam pra o norte, por isso o desafio de desenvolver o turismo integrado.

     Na oportunidade, foi assinado o convênio de parceria, para a posterior construção do projeto de troca de experiências entre os envolvidos. Durante a semana, o grupo visitou a região, os atrativos das rotas garibaldenses e a Fenachamp.

MAIS NOTÍCIAS