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Câmaras de Carlos Barbosa e Garibaldi gastam alta verba com mídia em rádio

Em Garibaldi, valor anual passa dos R$ 50 mil. Em Carlos Barbosa, despesa chega a mais de R$ 30 mil com emissoras de rádio
10/12/2019
Portal Adesso - Foto: ilustração

     Geralmente reclamamos da má utilização do dinheiro público nas esferas Federal e Estadual e sem saber, os gastos do setor público em nossas cidades passam despercebidos. No início do ano, o PORTAL ADESSO publicou matéria mostrando a farra das assinaturas de jornal na Câmara de Vereadores de Garibaldi, onde foram gastos mais de R$ 5 mil em assinaturas, sendo que foram feitas mais assinaturas que o número de vereadores. 

     Desta vez, nossa equipe procurou saber quanto é gasto em publicidade com emissoras de rádio, e além de buscar informações da Câmara de Garibaldi, também obtemos informações da Câmara Municipal de Vereadores de Carlos Barbosa. Os dados, estão disponíveis no Portal da Transparência das cidades. 

     Em Garibaldi, uma emissora recebe mensalmente entre R$ 5 mil e R$ 6 mil de verba publicitária, o que corresponde a mais de R$ 50 mil anuais. Porém, não se sabe qual o critério utilizado pela câmara para o gasto deste dinheiro, pois nada está especificado na transparência. Se fosse uma entidade ou empresa privada, certamente o valor investido seria bem menor e também em um número maior de mídias, pois hoje, a audiência em rádio vem caindo vertiginosamente. 

     O objetivo das Câmaras é divulgar seus atos para a comunidade, mas será que a comunidade apenas se informa em um veículo de comunicação?

     Já a Câmara de Carlos Barbosa é mais plural nos gastos com publicidade, investindo em um número maior de veículos, porém, a maior fatia também vai para uma emissora de rádio. Da mesma forma que a Câmara de Garibaldi, em Carlos Barbosa não está especificado o critério utilizado para este alto gasto neste tipo de mídia.  Mensalmente a Câmara de Vereadores de Carlos Barbosa gasta entre R$ 2.576 a R$ 3.200 com emissora de rádio, o que corresponde a mais de R$ 30 mil/ano em publicidade.

     Pesquisas mostram que nos dias atuais cerca de 90% da população utiliza os meios digitais como computador e celular para se informar. Ao invés dos vereadores utilizarem dinheiro público em única mídia, será que não deveriam melhorar a divulgação do próprio site na internet da Câmara de Vereadores? 


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