Geral

Estiagem expõe pouca capacidade e saídas de esgoto na barragem de Garibaldi

Por dia estão sendo carregados diversos caminhões com terra removida na limpeza
15/04/2020
Portal Adesso - Foto: Portal Adesso
Anterior Próximo

     Com a estiagem que afeta o município de Garibaldi, e, por consequência, com a diminuição do volume de água da barragem, alguns problemas começam a ficar expostos. Um desses problemas, de fácil visualização para quem circula próximo ao local, é a baixa capacidade volumétrica da barragem. Um pouco mais escondido está, talvez, o problema mais grave, os canos de esgoto, que despejam dejetos diretamente dentro do reservatório de água, que posteriormente será tratada e distribuída para a população.

     Para resolver o problema do baixo volume d’água, a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) está executando obras de limpeza na barragem. Uma retroescavadeira está aumentando a profundidade do leito. Por dia estão sendo carregados diversos caminhões com a terra removida na obra.

     O outro problema normalmente não está à vista da população. Quando a barragem está cheia, os canos de esgoto ficam submersos. A localização destes canos também não é de fácil acesso. Eles estão ao lado da ponte de madeira da barragem, escondidos pela vegetação. É necessário que medidas sejam tomadas para interromper a entrada de dejetos na água que será utilizada pela população.


MAIS NOTÍCIAS