Geral

Câmera de Segurança paga pela prefeitura servia para monitorar casa de ex- secretário municipal

Enquanto isso, locais que necessitam de segurança como a entrada do bairro Fenachamp não possui nenhuma câmera
22/03/2021
Portal Adesso

     Uma denúncia que chegou ao PORTAL ADESSO mostra a falta de um planejamento e de certos privilégios que integrantes do antigo governo de Garibaldi possuíam. Conforme a denúncia feita por uma pessoa que atua na área da segurança pública, o ex-secretário de Segurança e Mobilidade Urbana do município tinha uma câmara instalada em frente a sua residência e ajustada para captar imagens de parte da rua e principalmente da entrada da casa. 

     As despesas como a colocação do poste, câmara de segurança e manutenção mensal, eram pagos pela prefeitura de Garibaldi, que no ano passado tinha ao todo 27 câmeras, muitas delas fora de operação. A Câmara em frente à casa do ex-integrante do governo nunca deixou de funcionar. 

     Após nossa equipe questionar o atual governo sobre o privilégio, fomos informados que ainda no mês de fevereiro a câmara foi retirada, porém, o poste ainda continua no local que fica na rua Júlio de Castilhos. Para exemplificar a falta de planejamento, menos de 100 metros abaixo, existe outra câmara colocada em frente ao centro administrativo municipal, ou seja, uma única câmara, poderia muito bem monitorar o mesmo espaço sem custos adicionais. 

     Hoje, o município de Garibaldi tem 32 câmeras em funcionamento, mais nenhuma que monitore os bairros Fenachamp, Chácaras, Tamandaré e Borguetto. Consultado, o atual secretário municipal de Segurança e Mobilidade Urbana, Daniel Deconti, procurou não polemizar e evitou falar o nome do ex-secretário que possuía a câmara em frente da residência. Conti, nos enviou uma nota e apenas se limitou a dizer que tirou a câmara que estava em um local privilegiado. 

     Leia na íntegra a nota enviada pela Prefeitura de Garibaldi 

NOTA DE ESCLARECIMENTO

     A Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana informa que, logo após a posse da nova administração, o secretário interino, Daniel Deconti assumiu várias questões referentes a segurança, dentre elas a localização das câmeras de monitoramento da cidade. Realizando assim, um mapeamento e avaliação de todos os equipamentos, inclui-se ativos e inativos.

     Durante este processo de mapeamento e avaliações foram observados os pontos em que as câmeras se encontravam e a sua utilidade técnica que é de extrema importância, uma vez que, se não posicionada corretamente a câmera não exercerá sua principal função.

     Diante disto, esclarece que, conforme foi divulgado na imprensa local, referente a uma câmera de monitoramento instalada na rua Júlio de Castilhos, esquina com a rua Luis Rogério Casacurta, que a mesma foi retirada do local, por não ser tecnicamente viável a sua utilização naquele ponto.

     O secretário Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana, Daniel Deconti informa que não sabe o real motivo da instalação da câmera naquele ponto, uma vez que, o posicionamento da mesma estava em desacordo com as especificações normalmente adotadas no processo de instalação.

     A câmera foi removida e posteriormente instalada na praça da Martini, sendo este um local de extrema necessidade.


Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Garibaldi, 22 de março de 2021





MAIS NOTÍCIAS