Coronavírus

Governo do Estado emite novo aviso para a Região da Serra

Municípios devem atentar as elevações nos números da pandemia
20/05/2021
Portal Adesso - Foto: Divulgação

     O Grupo de Trabalho (GT) Saúde do Governo do Estado emitiu novos Avisos e Alertas para diferentes regiões Covid, nesta quinta-feira (20). Eles fazem parte do fluxo do novo Sistema 3As de Monitoramento. Os municípios da Região da Serra estão sob Aviso, no novo sistema.

     Para emitir Avisos e recomendar Alertas, a equipe técnica do GT Saúde analisa, entre outras informações, os dados reunidos nos boletins diários das regiões, que estão disponíveis no site do novo sistema, na aba “Informações”. Os boletins são alimentados diariamente, duas vezes ao dia, às 6h e às 16h. Neles estão inseridos os dados compilados e atualizados nas ferramentas já disponibilizadas pelo governo do Estado para gestão da pandemia no Rio Grande do Sul (RS). 

     O boletim regional traz informações do RS como um todo, das macrorregiões e das 21 regiões Covid-19, como número de casos confirmados, de óbitos, taxa de ocupação de leitos clínicos e de UTI e percentual de população já vacinada nas diversas regiões. É com base nos dados de cada região, além de outras informações que são monitoradas sobre a situação da pandemia no Estado, que o GT Saúde determina quais devem receber Avisos e Alertas, dentro da lógica do Sistema 3As – Aviso, Alerta e Ação.

     O principal objetivo do novo sistema é tornar a gestão da pandemia mais simples, sem engessar os comunicados (antes feitos por meio de bandeiras e atualizados semanalmente a partir de 11 indicadores pré-fixados no Distanciamento Controlado), sem fórmulas matemáticas e mais colaborativa, compartilhando a definição de protocolos para as atividades com prefeituras e associações regionais.


MAIS NOTÍCIAS