Geral

Carlos Barbosa e Garibaldi se preparam para onda de frio

Coordenadores da Defesa Civil dos municípios orientam população sobre quais cuidados devem seguir
27/07/2021
Portal Adesso - Foto: Roberto Nichetti/Arquivo

     Com a chegada de uma nova massa de ar polar, que promete derrubar as temperaturas na serra, os municípios estão se preparando e alertando a população a respeito dos cuidados a serem tomados. Por conta disso, Garibaldi e Carlos Barbosa já realizaram entregas de cobertores e agasalhos para a população mais carente se manter aquecida.

     Para saber mais a respeito dos cuidados a serem tomados e também quais as indicações nestes períodos, a equipe do PORTAL ADESSO entrou em contato com os coordenadores da Defesa Civil de Carlos Barbosa e Garibaldi, que detalharam quais ações as pessoas devem realizar, para se protegerem e protegerem a outros também.

     De acordo com Francisco Sperb, coordenador em Carlos Barbosa, a indicação é para quem conseguir, que permaneça em casa e realize a manutenção de seus aquecedores e fogões a lenha. “Quem não precisa sair, a gente aconselha que se mantenha dentro de casa e realize a manutenção de seus equipamentos aquecedores, tanto de fogões a lenha, quanto chaminés e lareiras. Idosos e crianças devem ter um cuidado especial, por isso se forem sair à rua, saiam bem agasalhados”, afirma. 

     Sperb também comenta a respeito dos cuidados com os animais de estimação e aconselha a quem puder, que também os mantenha dentro de casa. “Quem tiver bicho de estimação, que acolha eles para dentro de casa, pois com as temperaturas esperadas, eles não vão sobreviver expostos ao frio”, relata. Segundo o coordenador, várias peças de roupas recolhidas pela Campanha do Agasalho já foram entregues e outras ainda estão disponíveis no Movimento Assistencial Barbosense (MAB). Além disso, o município tratou de distribuir também alimentos para os mais carentes. 

     O coordenador da Defesa Civil de Garibaldi e observador do clima, Leo Gusso, destaca o trabalho realizado com os moradores de rua. “A Defesa Civil está sempre preocupada com a situação de moradores de rua. Tanto que vamos realizar uma ação, juntamente com os Bombeiros Voluntários e a Brigada Militar, onde efetuaremos uma ronda pelas ruas do município, para verificar se há a presença de moradores de rua com dificuldades pelo frio e iremos ajuda-los”, comenta.

     Gusso passa também um panorama a respeito das condições climáticas esperadas para os próximos dias. “A partir dessa próxima madrugada já teremos um frio muito intenso. Será uma sequência de temperaturas muito baixas, com princípio de neve e chuva congelada. No final de semana, teremos ventos fortes, então todo o cuidado é pouco com relação a proteção ao frio”, finaliza Gusso. 


MAIS NOTÍCIAS