Política

Ex-presidente da Câmara de Vereadores de Garibaldi é acusado de Plágio

25/05/2015
Portal Adesso

     Denúncia feita por publicitário indica que o vereador Eldo Milani (PMDB), teria copiado o projeto “Memória Viva” que está inserido no site da Câmara Municipal. Ele também afirma que Secretária de Turismo vem “boicotando” seus trabalhos.

 

     Em entrevista coletiva para diversos veículos de imprensa local, o publicitário Jorge Aresi fez graves acusações contra o vereador da situação e a atual secretária de turismo. Com documentos em mãos, Aresi afirmou que em 2013 procurou a secretária de turismo de Garibaldi Ivane Fávero para apresentar o Projeto Memória Viva, (que visa resgatar a cultura e história do município através de depoimentos e imagens), porém, a secretária não aprovou a ideia e em ofício assinado por ela, sugeriu que Aresi buscasse recursos através de leis de incentivo.

     Com a recusa da secretária, Aresi procurou o ex-presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Garibaldi, Eldo Milani (PMDB), que conforme o publicitário teria se interessado pelo projeto e solicitado que fosse feito algo mais elaborado. A partir daí, Jorge Aresi montou proposta, fez levantamento de custos, metodologia, critério de escolha de personalidades, roteiro de entrevistas etc... Além disso, Jorge também previa que todo o conteúdo feito para publicar no site fosse também gravado em DVD e editado em livro. Após apresentar o trabalho para o vereador Milani, Aresi diz que foi informado que não teria verba para tocar o projeto e que o mesmo não seria feito.

     Tempos depois (em 21 de outubro de 2013), o denunciante afirmou que ficou surpreso em ver seu projeto sendo apresentado pelo ex-presidente no plenário da câmara. “Não acreditei quando vi que o projeto que estava sendo apresentado era o meu. Fiquei com a sensação de ter sido passado para trás”, afirmou. Jorge Aresi disse que entrou em contato com o vereador e Milani como resposta falou que havia sido um grande esforço implantar o projeto na casa.

     Ainda conforme Aresi, para desenvolver o projeto, Eldo Milani teria feito várias adaptações que acabaram destruindo a qualidade do projeto e tirando o foco do mesmo. “O que fizeram não tem nenhum valor cientifico ou histórico. Falta qualidade e as entrevistas parecem ter sido feitas sem critérios”, concluiu o publicitário. Aresi disse ainda que não pretende levar o caso à justiça, uma vez que demoraria muito para ter qualquer conclusão.

     Já quanto a denúncia feita contra a secretaria de turismo Ivane Fávero, Jorge Aresi disse que a maioria dos projetos elaborados por ele não são aprovados. “Em 2015 serão destinados cerca de R$ 109 mil para execução de projetos do Fundo Municipal da Cultura. Apresentei o projeto “Pelas Ruas de Garibaldi” que tem como proposta abordar as denominações, origens e histórico dos personagens que dão nome às ruas da cidade, porém, ele não foi aprovado”, disse Aresi que questiona os motivos.

 

CONTRAPONTO

 

     Em entrevista para órgão de imprensa da cidade, a secretaria Ivane Fávero afirmou que não faz nenhum tipo de distinção quanto a projetos apresentados e que as declarações de Jorge Aresi não têm sentido. Ivane ainda afirma que as propostas são avaliadas por uma comissão e ela não faz parte desta comissão.

     O vereador Eldo Milani também afirmou que as declarações do publicitário Jorge Aresi não têm fundamento, uma vez que a ideia do projeto surgiu em 2008 em uma conversa entre o vereador e um amigo.  Milani também disse que foi ele quem sugeriu o nome Memória Viva para Aresi e o publicitário estaria interessado apenas em uma proposta financeira e não em um projeto. Respondendo a questionamento a órgão de imprensa da cidade, ex-presidente da câmara também afirmou que o publicitário seria um oportunista.

 

MAIS NOTÍCIAS