Geral

Aos 82 anos, morre o gaiteiro Artêmio da Fonseca

Ao lado de Ercílio Flores, ele foi um dos fundadores do CTG Sentinela da Serra de Garibaldi
30/08/2021
Portal Adesso - Foto: Arquivo Pessoal/Portal Adesso

     Conhecido na cidade pela sua atuação junto a grupos musicais que animavam festas e bailes, o gaiteiro Artêmio da Fonseca, faleceu na madrugada desta segunda-feira (30), no hospital São Pedro, onde estava internado. Fonseca lutava contra um câncer. 

     O acordeonista nasceu na comunidade de David Canabarro, na época, local conhecido como Boa Vista 27, hoje, município de Boa Vista do Sul. Deixando o interior, se estabeleceu no bairro Champagne e ali, junto com a música também foi caminhoneiro e vendia lenha. Nos anos 80, ao lado do patrão Ercílio Flores e outros amigos, Artêmio participou da fundação do CTG Sentinela da Serra, sendo que é o primeiro gaiteiro da entidade. Participou de dezenas de rodeios e festas tradicionalistas. Na semana Farroupilha de 2010, Artêmio da Fonseca foi homenageado pela entidade e sempre é lembrado pelo pioneirismo. Ele também integrava o grupo “Os Tradicionais”, que alegrava eventos da terceira idade e anualmente se apresentava nas residências da cidade cantado o “Terno de Reis”. 

     Fonseca deixa a esposa Lourdes Piacentini Da Fonseca e os filhos: Osmar, Elisete, Ivete, Vilson e Elisabete, 11 netos: Henrique da Fonseca, Letícia Bortolini, Renata da Fonseca, Maria Paula Bortolini, Fernanda Bortolini, Mauricio Bem, André Bem, Gabriel Agostini da Fonseca, Julio Agostini da Fonseca, Augusto Demarchi e Ana Paula Demarchi. Ele também deixa o bisneto, Bernardo Bem.

     Um dos netos, Henrique da Fonseca, integra a equipe de jornalismo do PORTAL ADESSO.

    O corpo do acordeonista está sendo velado na Capela Nossa Senhora do Carmo, até às 16h30min desta segunda-feira (30). Logo depois, ele será sepultado no Cemitério Público Municipal de Garibaldi. 



MAIS NOTÍCIAS