Polícia

Polícia Civil realiza operação contra lavagem de dinheiro em Carlos Barbosa e Garibaldi

Principal suspeito é proprietário de um comércio de peças automotivas, o qual possui inúmeros antecedentes policiais
21/10/2021
Portal Adesso - Foto: Divulgação/Redes Sociais

     A Polícia Civil (PC), através da Delegacia de Polícia (DP) de Carlos Barbosa, sob a supervisão do Delegado Ferrugem, desencadeou nesta quarta-feira (20) a “Operação Télos”, que contou com o apoio operacional da Delegacia de Repressão aos Crimes de Lavagem de Dinheiro/GIE/PC e das DPs de Garibaldi, Barão e Salvador do Sul. Na ação, foram realizados mandados de busca e apreensão em Garibaldi, Carlos Barbosa e Arco Verde.

     O objetivo foi o combate a crimes relacionados à lavagem de dinheiro, haja vista investigação antecedente que apontou crescimento patrimonial dos investigados incompatível com suas fontes de renda lícitas. O principal alvo da investigação policial é o proprietário de um comércio de peças automotivas, o qual possui inúmeros antecedentes policiais por crimes como Receptação, Adulteração de Sinal Identificador de Veículo Automotor, entre outros, e já teve seu CDV descredenciado pelo Departamento de Trânsito (Detran) em 2018. Esta empresa está situada na Linha Alpinada, localidade de Arco Verde, interior de Carlos Barbosa. Durante a operação policial, técnicos da autarquia realizaram uma auditoria no novo CDV que se encontra credenciado e em funcionamento no mesmo endereço.

     A operação visou a coleta e apreensão de documentos comprobatórios das atividades ilícitas realizadas pelos investigados (todos com laços familiares entre si), que serviram de base para o branqueamento de capitais através da aquisição de imóveis e benfeitorias realizadas.

     Em razão das inconsistências financeiras constatadas durante o período investigativo, a operação efetivou, através de medidas assecuratórias judicialmente autorizadas, a apreensão de uma caminhonete Toyota/Hylux, o bloqueio de todas as contas bancárias existentes em nome dos investigados e o sequestro de quatro imóveis, sendo uma casa na cidade de Bento Gonçalves, dois apartamentos em Garibaldi e um imóvel comercial em Barão. O montante do patrimônio bloqueado gira na ordem dos R$ 4 milhões de reais.


MAIS NOTÍCIAS