Esportes

BGF faz história e conquista de forma inédita a Série Ouro de Futsal

Time comandado por Vaner Flores derrotou o Paulista, de Pelotas, na prorrogação
22/11/2021
Portal Adesso - Fotos: Divulgação
Anterior Próximo

     Pela primeira vez em sua trajetória no futsal gaúcho, o Bento Gonçalves Futsal (BGF) conquistou o título da Série Ouro, estampando a sua primeira estrela em seu escudo. Na final, realizada no último sábado (20), no Ginásio Municipal Darcy Pozza, os comandados de Vaner Flores derrotaram o Paulista, de Pelotas, no tempo normal, por 4 a 3. Na prorrogação, o BGF goleou os visitantes por 5 a 0, levando o torcedor ao delírio com a taça em mãos. É o segundo título conquistado pelo BGF em sua história.

     Além do título o BGF carimbou passaporte para a disputa inédita na Taça Brasil de Futsal.

A final:

     O BGF necessitava exclusivamente de uma vitória no jogo de volta, uma vez que no primeiro confronto a equipe foi superada pelo Paulista por 3 a 0, em Pelotas. Para a segunda partida decisiva, o técnico Vaner Flores contou com o reforço do ala Gustavo Saraiva, que teve passagens por clubes como Assoeva e Horizontina.

     No primeiro tempo, o BGF começou a partida de forma intensa, criando inúmeras oportunidades e impedindo qualquer progressão do time adversário ao ataque. E a pressão inicial logo resultou em gol. Tanke rolou para Gabizinho, que invadiu a área e finalizou no ângulo para abrir o placar para o BGF, 1 a 0.

     Na sequência, o Paulista teve um pênalti a seu favor. Na cobrança, Dani fez brilhante defesa, salvando o que seria o gol de empate do time visitante. Nos minutos finais da etapa inicial, uma confusão se instaurou dentro de quadra e a partida ficou paralisada por cerca de 10 minutos.

     Na etapa derradeira, empurrado por aproximadamente 500 torcedores no ginásio, o BGF ampliou a vantagem aos 2 minutos. Em cobrança de falta ensaiada, Bruno Reis rolou para Lucão finalizar com precisão, 2 a 0. Na sequência, o Paulista diminuiu o placar com Sérgio Nunes. Aos 7 minutos, em cobrança de escanteio, Kevin arrematou rasteiro para fazer o terceiro para os donos da casa.

     O Paulista voltou a diminuir a vantagem com Maurício. No entanto, aos 12 minutos, Biskui recuperou a bola no ataque, tabelou com Saraiva, que deixou Biskui na cara do gol para fazer 4 a 2 para o BGF. Nos minutos finais, com o goleiro-linha em quadra, o Paulista encostou no marcador com gol de Pedro, incendiando a partida. Apesar da pressão dos visitantes, o BGF segurou a vantagem para garantir a vitória, levando a decisão para a prorrogação.

Prorrogação:

     O BGF dominou as ações da partida no tempo extra. No primeiro tempo da prorrogação, em cobrança ensaiada de falta, Bruno Reis encontrou Kevin, que tocou para Tanke empurrar para o fundo das redes para abrir o placar. Pouco depois, Giorgi Lucas deu assistência para Matheus Mello, que colocou a bola no ângulo. Na sequência, Dani lançou para Matheus Mello, que finalizou no gol vazio, 3 a 0.

     Na etapa final, aproveitando os erros do adversário, o BGF aumentou o placar com Lucão. Nos minutos derradeiros da prorrogação, Lucão deu uma caneta no adversário e rolou para Tanke dar números finais ao confronto: 5 a 0 na prorrogação e estrela garantida no escudo do time de Bento Gonçalves.

     Além do título, o BGF foi destaque nos prêmios individuais. Com a melhor campanha da Série Ouro, sofrendo uma única derrota em toda a competição, o time finalizou o campeonato com o melhor ataque, contando com os artilheiros Matheus Mello e Lucão, ambos com 12 gols; e a defesa menos vazada, prêmio que foi recebido pelo goleiro Dani. Além disso, o eleito melhor atleta da Série Ouro de 2021 foi Matheus Mello.

     Agora, o BGF direciona o seu foco para a Copa RS, na qual também está na final. A decisão valendo o título será diante do Figueira, de Tupanciretã. O primeiro confronto ocorre no sábado (27), na casa do adversário.


MAIS NOTÍCIAS