Verão deverá ser de chuva irregular no Estado
Depois de uma primavera chuvosa, boa parte Rio Grande do Sul (RS) terá um verão de chuvas irregulares, com meses de seca alternando-se com períodos chuvosos. As previsões foram divulgadas pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que apresentou, pela primeira vez, a tendência de chuvas e de temperaturas para os próximos seis meses em todo o país. Até agora, o órgão fornecia apenas a previsão climática para cada trimestre.
Foram apresentadas as projeções climáticas entre novembro e abril. As estimativas serão atualizadas mensalmente e seguirão uma média móvel semestral. No próximo mês, serão divulgadas as previsões entre dezembro e maio. Em janeiro, as estimativas irão até junho.
Chuva
Segundo o Inmet, novembro terá chuvas abaixo da média na Região Sul. As projeções apontam a manutenção desse padrão até o fim do mês. Em dezembro, a previsão indica chuva entre 10 milímetros e 50 milímetros abaixo da média. Em janeiro, o RS poderá ter chuvas ligeiramente acima da média.
Para fevereiro, o modelo indica chuvas irregulares em praticamente toda a Região Sul. Determinadas áreas do RS e Santa Catarina deverão ter chuvas abaixo da média. Em março e abril, as chuvas deverão continuar abaixo da média.
Temperatura
Em relação à temperatura média para os próximos seis meses, o Inmet estima que as temperaturas deverão permanecer próximas da média no mesmo período em todo o Estado. Em março e abril, há tendência de temperaturas de normal a acima da média, o que reduz as previsões de geada no início do outono.
Segundo o Inmet, o novo modelo de divulgação, baseado no comportamento da atmosfera e nos dados de mais de 750 estações meteorológicas automáticas e convencionais, facilita a tomada de decisões pelo produtor rural, define o planejamento da geração de energia hídrica e ajuda a estimar a viabilidade do transporte fluvial nas principais bacias hidrográficas do país.