Saúde

Dia Mundial contra a AIDS: Bento realiza testagem da população nesta quarta

Número de casos da doença no município tem crescido progressivamente
01/12/2021
Portal Adesso - Foto: Reprodução

     O dia 01 de dezembro é lembrado como o Dia Mundial da Luta contra a AIDS. Para marcar a data e conscientizar a população sobre os cuidados e evitar a contaminação pelo vírus, nesta quarta-feira (01), a Unidade Móvel da Secretaria da Saúde de Bento Gonçalves estará realizando uma atividade de testagem na Via del Vino, com testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatites B e C. A ação inicia pela manhã e irá até as 15h. 

     Essa é apenas uma das ações, já que o Serviço de Atendimento Especializado e Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA), setor da Secretaria Municipal de Saúde, presta assistência permanente às pessoas portadoras de HIV/AIDS, Hepatites Virais, Tuberculose e Hanseníase. A proposta do CTA é a realização do aconselhamento para realização dos testes rápidos a fim esclarecer dúvidas sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis.

Aumento do número de casos no município

     A Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde divulgou os números relacionados a contaminação por HIV no município. Desde o início da epidemia da AIDS, na década de 1980, o número de pessoas infectadas pelo HIV, bem como, a incidência dos casos no município tem crescido progressivamente.

     Nos 36 anos que compreendem o período de 1986 a 2021 foram confirmados 763 casos novos de infecção pelo HIV na população residente no município. Com o natural crescimento da epidemia em todo o país, e com a qualificação do diagnóstico do vírus HIV e das notificações, o município viu o seu número de infectados passar de 24 casos ao ano, na década de 2000, para 27 casos ao ano, na década de 2010, um incremente de 13,6%.

     De acordo com o setor, desde 2016 tem se observado que o número de pessoas que desenvolvem a AIDS vem reduzindo. Isso se deve à mudança no protocolo de tratamento da infecção que, desde 2012, passou a recomendar o uso dos antirretrovirais para todas as pessoas portadoras do vírus HIV, e, não apenas para os doentes, como vinha ocorrendo, até então. O tratamento precoce ajuda a evitar que os infectados pelo HIV desenvolvam a doença, o que, progressivamente, acaba por reduzir o número de doentes. Entretanto, vale lembrar que, embora o tratamento seja efetivo para evitar a progressão do vírus, ele ainda não cura a infecção pelo HIV.

Homens são os mais afetados

     Em Bento Gonçalves, os homens são mais afetados pelo HIV, do que as mulheres. Pelo menos 59,9% do total de casos ocorre no grupo masculino. Apesar disso, a taxa de mulheres infectadas e doentes tem aumentado progressivamente nos últimos anos.

Os jovens são a população com a maior taxa de casos

     Segundo o estudo, os adultos jovens entre 20 a 39 anos de idade correspondem a 57,5% do total de pessoas doentes e infectadas pelo HIV em Bento Gonçalves. Entretanto, o maior crescimento da incidência ocorreu entre os adolescentes.

Principais formas de transmissão da AIDS

     Os dados sugerem que a principal forma de transmissão do vírus HIV, entre os homens e as mulheres bento-gonçalvenses, seja as relações sexuais sem uso de preservativo (77,9% do total). Em 16,5% dos pacientes a provável forma de infecção foi influenciada pelo uso drogas.

     A transmissão vertical (isto é, de mãe para filho) é a principal forma de infecção das crianças menores de 12 anos.

Mortes relacionadas à AIDS

     Apesar do aumento do número de casos de HIV/AIDS, o número de mortes pela doença vem caindo no município. A taxa de mortalidade por AIDS que era de 25,6% na década passada (2000 a 2009), caiu para 12,1% na década de 2010-2019. Os homens morrem cerca de 2,5 vezes mais que as mulheres em virtude da doença.

     Em relação a faixa etária, a maior proporção de mortes tem ocorrido entre os doentes de 30 a 39 anos (32,0%) e de 40 a 49 anos (26,6%). 


MAIS NOTÍCIAS