Saúde

Mais agilidade e eficácia no atendimento à saúde da mulher em Carlos Barbosa

17/06/2015
Imprensa Prefeitura de Carlos Barbosa - Texto e fotos: Silvia Dalmas

     Com o objetivo de dar ainda mais atenção às mulheres barbosenses, a Secretaria de Saúde de Carlos Barbosa inicia as Ações de Prevenção e Diagnóstico Precoce do Câncer de Mama e do Colo do Útero. O lançamento oficial aconteceu na manhã desta terça-feira, 16, na sala de reuniões do Gabinete do Prefeito, reunindo secretários, vereadores e autoridades. A estratégia intensificará e qualificará o atendimento que já vem sendo realizado no Centro Municipal de Saúde, através de uma reestruturação das ações que compõem a saúde da mulher.

   A partir de hoje, as consultas terão cinco minutos a mais de duração para que, assim, seja feito um rastreamento por meio do exame clínico. Quando a mulher for atendida, mesmo pelo clínico geral, já poderá receber a requisição para realização de exames de mamografia e citopatológico, que até então eram solicitados apenas pelos ginecologistas. Com essa estratégia, além de detectar precocemente os dois tipos de câncer, será possível reduzir o tempo de espera para consulta na ginecologia. A ação é uma das metas do plano de governo.

     No lançamento, a secretária de Saúde, Vera Rejane Prestes dos Santos Martins, explicou como o atendimento é feito atualmente e quais as estratégias adotadas para intensificar a prevenção. “Ela já vinha sendo realizada, porém agora terá uma reestruturação e será mais intensiva. Utilizaremos como estratégia a informação e o rastreamento por meio de exame clínico. Tivemos que mudar o fluxo para atender isso, estendendo o tempo das consultas em cinco minutos, para priorizar esse tipo de atendimento, e também para reduzir o tempo de espera na ginecologia. Temos capacidade de realizar uma demanda de 10,2 exames por dia”, declarou

     Em Carlos Barbosa, o SUS tem cadastradas 2450 mulheres acima dos 40 anos. Entre 2014 e 2015, 881 adolescentesdo município foram vacinadas contra o HPV – principal causa do câncer do colo de útero.



MAIS NOTÍCIAS