Coronavírus

Infectologista fala sobre a nova variante do coronavírus

Ômicron tem preocupado autoridades em todo o planeta
06/12/2021
Portal Adesso - Foto: Reprodução/ADESSO TV

     A médica Infectologista do Hospital Beneficente São Pedro (HBSP), Dra. Fernanda Weber, foi uma das convidadas do programa Prato Limpo desta segunda-feira (06), no ADESSO TV. Na oportunidade, ela comentou a respeito dos perigos e da prevenção contra a nova variante do coronavírus, a Ômicron, que vem preocupando autoridades de todo o planeta.

     A Infectologista comentou sobre os perigos da nova cepa. “Ela é uma variante de preocupação, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). Ela tem mais de 30 tipos de mutação em sua proteína “Spike”, que é uma proteína da Covid-19. Vários estudos estão sendo realizados para saber o quão grave e transmissível ela pode ser. Até o momento vimos que ela é muito transmissível, mas não apresenta um grau elevado de letalidade”, afirmou a doutora. 

     Os primeiros casos da variante surgiram na África do Sul, em meados de novembro. Até o momento, a Ômicron já foi detectada em mais de 36 países, conforme dados do Ministério da Saúde (MS). O Rio Grande do Sul (RS) confirmou o primeiro caso da cepa na última sexta-feira (03). O caso é de uma mulher residente em Santa Cruz do Sul, que voltou de viagem da África do Sul. Ela foi vacinada com duas doses de vacina contra a Covid-19, e chegou a ter febre.

     A doutora reforçou que os cuidados contra a nova cepa são basicamente os mesmos que já vem sendo seguidos contra a Covid-19, mas salientou a importância da vacinação e do uso constante da máscara. “Ressalto principalmente, além da vacinação, os cuidados com o uso da máscara. A grande forma de transmissão é via aérea, então por isso a importância do uso do acessório, principalmente em ambientes fechados e com um número elevado de pessoas”, destacou a Infectologista.

     Para acompanhar a entrevista completa com a médica Infectologista, Dra. Fernanda Weber, no programa Prato Limpo desta segunda, acesse o link: https://www.facebook.com/PortalAdesso/videos/331431412128410 


MAIS NOTÍCIAS