Saúde

UPA de Bento Gonçalves entra em funcionamento

18/06/2015
Imprensa Prefeitura de Bento Gonçalves

     A tão esperada Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Bento Gonçalves abriu suas portas para a população nesta quinta-feira, dia 18. Com previsão de atender, em média, 350 pacientes por dia, a unidade oferece assistência em situações de emergência durante 24 horas por dia, todos os dias da semana. A UPA de Bento Gonçalves é a única das 17 UPAs já construídas e prontas no Estado a abrir para atendimento.

     A unidade substitui os atendimentos que, antes, eram prestados no PA 24 horas, localizado no Bairro Botafogo.No antigo prédio (PA 24 horas), continuam sendoprestandos os serviços de Raio-X e Farmácia, mas que, em breve, também serão transferidos para a UPA.

     A UPA, localizada na rua Senador Salgado Filho, 186 (a 30 metros do antigo prédio) funciona como unidade intermediária de baixa complexidade e destina-se a desafogar os prontos-socorros, ampliando e melhorando o acesso da população aos serviços de emergência no SUS. Ao atender um chamado de urgência, o SAMU/192, após prestar o primeiro atendimento ao paciente, o encaminha para a UPA ou, em situações mais graves, para o hospital conveniado.

     A UPA de Bento Gonçalves é composta por 120 funcionários, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e radiologia, farmacêuticos, assistentes sociais e atendentes, que se revezarão em turnos de 6 e 12 horas. O prédio conta com 1900 metros quadrados de área construída, e absorveu investimentos de cerca de R$ 4,5 milhões (R$ 2.650.000,00 aplicados até agora pela prefeitura e o restante oriundos de repasses do Governo Federal), somente na construção e compra de equipamentos.

     Nesta quinta-feira (17) , o prefeito Guilherme Pasin recepcionou jornalistas, vereadores e convidados para uma visita às instalações da unidade. O prefeito, acompanhado do Secretário Municipal da Saúde, Roberto Miele, e de servidores da secretaria, percorreram todas as dependências da UPA, relatando as obras que foram realizadas e informando sobre o funcionamento da mais nova unidade de saúde do município. "É a concretização de um sonho, de um desejo de toda a comunidade. A UPA é o divisor de águas na saúde pública em Bento Gonçalves", disse o prefeito.

 



Assessoria de comunicação Social da Prefeitura
Fotos: Emanuele Nicola e Fernando Santos

MAIS NOTÍCIAS