Geral

Garibaldi aparece entre os piores municípios da região na Gestão Fiscal

23/06/2015
Portal Adesso

     Índice divulgado pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro – Firjan, divulgado na última semana, aponta dados da gestão fiscal das mais de cinco mil cidades brasileiras.

     Se a gestão fiscal municipal fosse disputa esportiva, o torcedor de Garibaldi teria todos os motivos para desconfiar do talento de seus atletas. Índice Firjan (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro), que mede a capacidade gerencial de prefeituras no que diz respeito ao Orçamento, mostra que a Terra do Champanha caiu da sólida posição com conceito B (Boa Gestão) em 2012 para o conceito C (Gestão em Dificuldade) em 2013.

     Outros municípios da região como Caxias do Sul, Carlos Barbosa, Veranópolis, Coronel Pilar, Farroupilha e Boa Vista do Sul, aparecem em situação melhor com conceito B, o que significa que são cidades mais comprometidas com o equilíbrio de suas contas e o bem-estar da população. O índice é composto por cinco indicadores: receita própria, gastos com pessoal, investimentos, liquidez e custo da dívida.

     A informação apresentada pela pesquisa que gera certa preocupação diz respeito aos investimentos, no qual Garibaldi aparece com conceito D, o que representa “Gestão Crítica” neste quesito. Na prática, a estatística representa que o município de Garibaldi possui “descuidos administrativos” e não terá condições de realizar grandes obras até o final desta gestão, pois o quadro apontado indica que as receitas estão em boa parte comprometidas.

     Já o município de Coronel Pilar, aparece como o melhor município da região na Gestão Fiscal, com quase todos os índices pesquisados obtendo conceito A o que significa Gestão de Excelência. 

 

MAIS NOTÍCIAS